Viper & Guests celebraram a carreira com homenagem a Andre Matos em SP

Por Márcia Ito

A celebração foi na casa Tropical Butantã, no sábado (14) com um show especial da banda e convidados

Foto: Márcia Ito

A turnê Viper & Guests – Celebration Tour uniu duas grandes bandas do metal nacional, Viper e Shaman, nas quais tiveram seu ponto áureo quando o vocalista Andre Matos fez parte delas. Com a sua recente morte, os seus antigos amigos de banda o homenagearam com este espetáculo cheio de surpresas e emoções.

A abertura da noite ficou a cargo da banda Trend Kill Ghosts (TKG) formada pelo quarteto Diogo Nunes (vocal), Rogério Oliveira (guitarra) Danilo Dill (baixo) e Leandro Tristane (bateria). Apesar de pouco tempo de formação, o TKG encerrou com esta apresentação a sua turnê sul-americana, incluindo abertura do show do W.A.S.P e Accept na semana anterior. Vale destacar a canção “Ghost’s Revolution” em que no álbum de estreia Kill Your Ghosts teve a participação de Ralf Scheepers (Primal Fear).

Já se passava das 22h quando o Viper entrou junto com os músicos da banda Shaman: Hugo Mariutti (guitarra), Luis Mariutti (baixo), Ricardo Confessori (bateria) e Fabio Ribeiro (teclados). No palco estavam as duas baterias; do Guilherme Martin e do Ricardo Confessori, que juntos iniciaram tocando “To Live Again” e “A Cry From the Edge”.  A apresentação seguiu com “Knights of Destrution” , “At Least a Chance” e após a “Coming From the Inside”, gritos de ‘ole, ole, ole, ole, Pit, Pit’ eram ouvidos por toda a casa, chamando para cantar o inigualável Pit Passarel, que mandou logo de cara a sua opinião política em relação ao meio ambiente. Pit cantou dois hits na sequência: “Evolution” e “Coma Rage”.

Era chegada a hora do momento mais emocionante do show, quando o vocalista Leandro Caçoilo anunciou a próxima canção “Moonlight”, que seria a sua homenagem ao vocalista Andre Matos. Caçoilo ressaltou a importância de Andre, que influenciou toda uma geração, inclusive a ele próprio: ‘Se não fosse pelo Andre Matos, hoje eu não estaria aqui. Muito obrigado Andre, por tudo e por todos os ensinamentos’. Já Felipe Machado (guitarra) completou dizendo que a próxima do repertório era muito especial, pois ali estavam duas bandas unidas, nas quais Andre havia passado, mas que de alguma maneira ele estava presente nesta noite. Felipe ainda disse que já celebraram muito esta união e que já haviam feito muitas homenagens ao maestro, mas que esta noite era especial e agradeceu a todos por estarem lá naquele momento.

Foto: Márcia Ito

Em uníssono, todo o público cantou a introdução de “Living For the Night” e encerraram a primeira parte do espetáculo com um dos hinos do heavy metal, segundo disse Caçoilo: “HR”.

Logo após o intervalo, o Viper retornou aos palcos para tocar uma das grandes surpresas da noite, “Carry On” (Angra) para o deleite dos fãs que vibraram muito com esta canção. Em seguida, Passarel ressaltou a perda do seu querido e grande amigo Andre Matos, dizendo o quanto ele aprendeu junto com o homenageado. ‘Se você tivesse aqui, com certeza cantaria comigo esta música muito legal’: “Rebel Maniac”. A noite se encerrou com outra surpresa, “We Will Rock You” (Queen). Todos os músicos terminaram o espetáculo juntos em uma linda confraternização, sendo muito aplaudidos por todos os fãs. Uma pena a casa não estar tão cheia quanto a ocasião sugeria e as bandas mereciam, mas com certeza quem esteve presente saiu bem satisfeito com os seus ídolos, além de as surpresas e músicas que influenciaram muitas bandas do heavy metal brasileiro. Temos certeza que o eterno Andre, lá de cima, vibra de felicidade com o respeito e carinho que seus companheiros de equipe aqui demonstraram!

SETLIST VIPER & GUESTS

1 – To Live Again
2 – A Cry From the Edge
3 – Knights of Destruction
4 – At Least a Chance
5 – Coming From the Inside
6 – Evolution
7 – Coma Rage
8 – Prelude to Oblivion
9 – Nightmares
10 – Moonlight
11 – Living For the Night
12 – HR
BIS
13 – Carry On
14 – Rebel Maniac
15 – We Will Rock You

Confira a galeria de fotos do show:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.