SOTO celebra o hard rock com muita energia no Rio

Por Gustavo Franchini

A banda apresentou um espetáculo versátil que passeou pelos anos 80 e o progressivo moderno

Foto: Daniel Croce

Promovendo o novo álbum Origami, que está previsto para ser lançado neste mês de maio (dentro de duas semanas), a banda SOTO, liderada pelo vocalista Jeff Scott Soto (Sons of Apollo, Trans-Syberian-Orchestra, ex-Yngwie Malmsteen, dentre outras) não poupou esforços pra apresentar um show de muito feeling a la hard rock oitentista e nuances modernas.

Quem esperava por um show que também nos remete à carreira de Jeff em bandas como Talisman, não se decepcionou; teve espaço para um passeio bastante amplo de sua invejosa discografia. Os fãs tiveram de tudo e mais um pouco, demonstrando que o quinteto se importa em criar um espetáculo que atenda à todos os anseios do público.

Com uma cozinha bastante entrosada, formada por Jeff Scott Soto (vocais), BJ (guitarra, teclados e vocais extras), Edu Cominato (bateria), Jorge Salan (guitarra) e Tony Dickinson (baixo), a SOTO empolgou a plateia do início ao fim, sem frescuras, regado a muita caipivodka e momentos de interação que já viraram marca registrada do vocalista, sempre muito simpático e divertido, deixando claro que se sente à vontade ao cantar aqui em nosso país.

Além das músicas do novo álbum Origami (2019), e dos primeiros Inside the Vertigo (2015) e DIVAK (2016) que, como não poderia deixar de ser, marcaram forte presença no setlist, também tivemos um maravilhoso medley das melhores canções da época em que Jeff esteve no Talisman e, até mesmo, de hits como a “Stand Up”, do filme Rock Star (estrelado por Mark Wahlberg), associado à banda fictícia Steel Dragon, cantada originalmente por ele e um dos seus maiores sucessos.

Foto: Daniel Croce

Um dos momentos bonitos da noite ocorreu quando homenagearam o baixista David Zablidowsky, mais conhecido como David Z, que faleceu em um trágico acidente de ônibus na Flórida, em 2017, envolvendo também outros músicos e pessoal da equipe da banda Adrenaline Mob. No ano de 2013, David chegou a tocar com Jeff na turnê do seu álbum solo Damage Control e integrou a SOTO em 2014.

Aliás, um fato curioso contado por Jeff é que o guitarrista Jorge Salan, no dia do show, antes da passagem de som, feriu sua cabeça de maneira grave no seu quarto de hotel e, sabendo que não teria tempo de fazer o show caso fosse antes ao hospital, resolveu simplesmente subir aos palcos e ficou do início ao fim do evento, para depois seguir à sala de emergência. Realmente, como dito pelo vocalista em seu perfil do Instagram, Salan foi o herói do dia, nada menos do que respeito pela atitude!

A banda SOTO tocou em outras cidades brasileiras como Florianópolis, Brasília e, após o show no Rio de Janeiro, passou por São Paulo, antes de seguir para o Chile e Peru, complementando a turnê na América Latina. Agora nos resta aguardar por uma nova passagem da banda por aqui. Vida longa ao hard rock de qualidade!

SETLIST SOTO

1 – Hypermania
2 – Freakshow
3 – 21st Century
4 – Drowning
5 – Wrath
6 – Weight of the World
7 – Soul Divine
8 – The Fall
9 – Watch the Fire/ Learn to Live Again/ One Love
10 – Origami
11 – Eyes of Love
12 – Give in to Me
13 – Cyber Masquerade
14 – Livin’ the Life
15 – Risk
16 – Break Your Chains/ Day By Day/ Give Me a Sign/ Colour My XTC/ Dangerous/ Just Between Us/ Mysterious (This Time It’s Serious)
17 – Frozen/ Crazy
18 – I’ll Be Waiting
BIS
19 – Stand Up

Confira a galeria de fotos do show:



Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.