Som alternativo e dançante do Arcade Fire faz a festa de fãs no Rio antes do Lollapalooza

Por: Danielle Barbosa

Foto: Paulo Cassio/UDR
Foto: Paulo Cassio/UDR

E finalmente, depois de uma longa espera, os canadenses do Arcade Fire voltaram a se apresentar no Rio de Janeiro e foram recebidos com muita alegria por parte dos fãs. Fazia 9 anos desde sua última passagem pela cidade, ainda com o álbum “Funeral”. A banda subiu ao palco do Citibank Hall nesta sexta-feira (4), dois dias antes de sua participação no Lollapalooza em São Paulo, para divulgar a turnê “Reflektor”, do álbum de mesmo nome lançado em 2013.

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O grupo de indie rock, natural de Montréal, está em ativa desde 2003 e já lançou 4 álbuns de estúdio, sendo o álbum que nomeia a turnê o mais recente (2013). Mais de dez músicos compuseram a banda no palco – dentre eles, o casal formador e líder da banda, Win Butler (vocais, guitarra e teclado) e Régine Chassagne (vocais e multi-instrumentista).

O Arcade Fire trouxe uma variedade de elementos visuais e cenográficos – desde efeitos luminosos por todo o palco até um telão dinâmico ao fundo, fugindo a tradição de imagens reproduzidas somente nas laterais do palco -, adereços (pompons e fitas, por exemplo) e a combinação de batidas dançantes e instrumentos variados para a apresentação, fora o visual estiloso e extravagante de seus membros.

Por volta de 22h30, a banda deu início à apresentação com o single “Reflektor”, embalando com “Flashbulb Eyes”, “Power Out” e “Rebellion (Lies)” logo a seguir. O público, que apesar de não ter lotado a casa e ter deixado espaços vazios, deu um show de disposição e criou uma atmosfera barulhenta e animada mesmo assim.

Em “Flashbulb Eyes”, Win chegou mais próximo de fãs que estavam na grade, pegou o celular de um deles e gravou por alguns segundos a apresentação sob sua ótica. Um momento que certamente o fã guardará com muito carinho. Além disso, em “We Used to Wait” apertou a mão de alguns dentre a multidão e teve que se equilibrar para não ser derrubado.

A apresentação seguiu e só em “The Suburbs”, Win fez o primeiro contato com a plateia. O vocalista agradeceu e se disse feliz por estar de volta ao Rio, que é uma de suas cidades favoritas no mundo. “Essa é uma canção sobre o que o Brasil vai ser depois da Copa do Mundo”, completou o músico com uma dose de ironia antes de introduzir o hit.

Foto: Paulo Cassio/UDR
Foto: Paulo Cassio/UDR

Dentre as atrações do show, vale destacar o visual criado para este. Além de todos os elementos de palco e caracterizações, uma figura toda fantasiada de espelhos (alguns o chamam de “mirror man”) apareceu no palco e interagiu com os fãs em diversos momentos do espetáculo. A segunda foi a surpresa que a banda fez ao fazer referências homenageando o país: trechos de “Aquarela do Brasil” (Ary Barroso) introduziram “Afterlife”, enquanto a canção“O Morro Não tem Vez” foi acompanhada por imagens do filme “Orfeu Negro”, baseado na obra de Vinícius de Moraes e Tom Jobim, dando espaço para uma simpática e graciosa performance de “It’s Never Over” de Régine.

A banda se despediu do público antes do bis com “Sprawl II” e na volta para a parte final do espetáculo, uma banda “fake” entrou em cena reproduzindo uma pequena parte da música de Caetano Veloso, “Nine Out of Ten”.

Na sequência e já no fim da apresentação, as agitadas “Normal Person” e “Here Comes the Night Time” ficaram encarregadas de levantar os ânimos dos fãs, sendo esta última seguida de uma chuva de papeis picados e coloridos.

A apresentação não chegou ao fim antes de Win pedir que acendessem as luzes para saudar e agradecer todos que haviam comparecido. Uma versão acústica de “Wake Up” foi a despedida entre banda e fãs, que aproveitaram os últimos minutos de espetáculo para entoar o maior coro da noite, cheio de “ôôôô” e dança embalados pelo ritmo da música. “Vocês são incríveis”, finalizou o cantor levando uma camisa da seleção brasileira nas mãos.

O Arcade Fire encerra o último dia de shows do Lollapalooza 2014 no próximo domingo (6) e deixou uma boa impressão aos que compareceram ao evento. Tanto pela qualidade musical e instrumental quanto para a minuciosidade dos elementos e da disposição da banda em agradar o público. Parece que deu certo. Pelo menos para os que viram de perto.

SETLIST:
Reflektor
Flashbulb Eyes
Neighborhood #3 (Power Out)
Rebellion (Lies)
We Used to Wait
Joan of Arc
The Suburbs
The Suburbs (Continued)
Ready to Start
Neighborhood #1 (Tunnels)
No Cars Go
Neighborhood #2 (Laika)
Afterlife (com trecho de ‘Aquarela do Brasil’)
O Morro não tem Vez / It’s Never Over (Oh Orpheus)
Sprawl II (Mountains Beyond Mountains)
bis:
Nine Out of Ten (playback)
Normal Person
Here Comes the Night Time
Wake Up (Acoustic)

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