Shaman surpreende com novo vocalista e agrada público no Rio

Por Gustavo Franchini

A banda celebra o retorno aos palcos com formação inédita e conquista simpatia dos cariocas

Foto: Carolina Soares

Considerada uma das mais importantes bandas do metal nacional, o Shaman ficou em certo hiato após o falecimento do famoso e respeitado cantor Andre Matos (ex-Angra, Viper, dentre outras) em junho do ano passado, notícia esta que chocou o mundo. Os integrantes remanescentes decidiram continuar o legado do grupo e juntar forças para fazer uma homenagem, mais do que merecida, ao que Andre representava para o estilo no país. De tal ideia surgiu alguns eventos e, no início desse ano, a Nagual Fly Tour 2020, que percorre palcos brasileiros com músicas tanto da carreira do Shaman, quanto outras do vocalista. E na sexta-feira (14), o histórico Circo Voador, no Rio de Janeiro, foi palco de uma noite memorável.

Claro que um artista lendário como Andre Matos não tem como ser substituído; e nem foi essa a pretensão do novo vocalista, o espetacular Alírio Netto (Age of Artemis, Khalice, Queen Extravaganza, Jesus Cristo Superstar). Pelo contrário, o músico fez questão de demonstrar total respeito, admiração e carinho pelo saudoso Andre, do começo ao fim da apresentação. Sem sombra de dúvidas foi o maior destaque do show, com uma performance de cair o queixo, deixando o público extasiado com sua qualidade vocal e alcance notável nas notas mais complicadas.

Confesso que em mais de uma década que realizo cobertura de shows, nunca vi uma reação tão positiva da plateia em relação a um novo vocalista. E tais aplausos são mais do que merecidos! Alírio é uma grata surpresa para os que ainda não conheciam o seu trabalho (que eu felizmente já acompanhava há uns anos), e se encaixou perfeitamente à cozinha do Shaman. Não só é um cantor com técnica e feeling, mas também esbanja carisma, agradando a todos os presentes já na primeira música.

E o que não faltou foram músicas que se conectam à nova realidade da banda. O setlist percorreu os álbuns Ritual (2002) e Reason (2005), além de um medley com músicas que foram cantadas por Andre e um cover de Queen, “The Show Must Go On”. Teve até Angra com a maravilhosa “Lisbon”, do subestimado álbum Fireworks (1998). Ainda encontraram espaço para uma nova canção, “Brand New Me”, que fala justamente sobre renascimento.

Foto: Carolina Soares

A banda estava bastante afiada com os irmãos Hugo Mariutti (guitarra) e Luis Mariutti (baixo), com uma sintonia já conhecida pelo público. Enquanto Hugo demonstra uma pegada sobrenatural, Luis é sempre muito preciso e rápido. Ambos referências nos seus respectivos instrumentos. Nos teclados, Fábio Ribeiro, o mesmo que participou dos dois álbuns mencionados, ou seja, é um músico que faz parte da história principal da banda. Completando o time, temos ninguém menos que o monstro da bateria Ricardo Confessori, certeiro em suas viradas com uma pitada de batidas bem orgânicas e tribais, algo que basicamente definiu o estilo da banda.

Além disso, tivemos a presença mais do que especial do violinista Marcus Viana em diversas músicas, como o hit “Fairy Tale”, somado a arranjos bem interessantes que transformaram o show em uma verdadeira obra de arte. Na “Pride”, em São Paulo tivemos o vocalista Bruno Sutter (Massacration) dividindo com Alírio, e aqui no Rio o sensacional Rodrigo Rossi (Rec/All), que praticamente deu aula de canto, de tanta qualidade e maestria que demonstrou em suas linhas vocais. Realmente um momento inesquecível!

A interação com os fãs era natural e mágica, com bastante energia e um sorriso estampado no rosto de cada um. Estava nítida a alegria de todos e o resultado não poderia ser melhor. Provavelmente um dos mais acertados shows da banda, uma homenagem justa ao legado do Andre. Agora nos resta aguardar por uma possível gravação e lançamento do novo álbum do Shaman com a atual formação, e uma turnê que nos brinde com a presença deles novamente em solos cariocas. Viva o metal nacional!

SETLIST SHAMAN NO RIO DE JANEIRO

1 – Turn Away
2 – Distant Thunder
3 – Reason
4 – For Tomorrow
5 – Time Will Come
6 – More
7 – Innocence
8 – Brand New Me
9 – Here I Am
10 – Iron Soul
11 – Fairy Tale
12 – Living for the Night/ Endeavour/ No Need to Have an Answer/ The Show Must Go On
13 – Born to Be
14 – Over Your Head
15 – Ritual
BIS
16 – Lisbon
17 – Pride

Confira a galeria de fotos do show:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.