Rock in Rio 2019 – Dia 28: segundo dia do festival agita público com rock de verdade

Por Gustavo Franchini

O evento fez a plateia pular, gritar e se emocionar com apresentações de peso

A banda Tenacious D no Palco Mundo – Foto: Isabela Catão

O segundo dia do festival (e o primeiro dedicado ao rock de verdade) começou a todo vapor, já demonstrando que a energia estava fortemente vibrante a todo momento! Apesar da chuva que persistia em lavar as almas dos roqueiros de plantão, o público fiel não parou de interagir com as bandas por um minuto sequer. Até agora considerado o melhor dia do Rock in Rio 2019, as bandas presentes marcaram a memória dos fãs.

Palco Sunset

Ego Kill Talent

Os paulistas do Ego Kill Talent foram os responsáveis pela abertura do Palco Sunset, dando uma palhinha do que estava por vir. A banda apresentou um show compacto e dinâmico, que acendeu a chama do rock no público, com direito às famosas rodinhas! Pra completar, ainda tivemos a presença ilustre de um dos grandes nomes do Skate internacional, Bob Burnquist. Considerados uma das grandes revelações do segundo dia, serão responsáveis pela abertura dos shows da turnê do Metallica no Brasil, além de já estarem confirmados também para quatro apresentações do System of a Down na Europa, ambos em 2020. Que responsabilidade!

Fotos do show da banda Ego Kill Talent   

Detonautas & Pavilhão 9

Logo em seguida, o espírito do rock brasileiro esteve presente na apresentação dupla do Detonautas e Pavilhão 9, que fizeram questão de interagir com os fãs em músicas já conhecidas da carreira de ambos e também, claro, com direito a opiniões políticas que se tornaram marca dos shows.

Fotos do show das bandas Detonautas & Pavilhão 9 

Titãs convidam Ana Cañas, Edi Rock & Érika Martins

Às 19h tivemos a apresentação, digamos, “ousada” do Titãs, que além de ter conquistado o coração dos nostálgicos, trouxeram participações que chamaram a atenção. E como! A cantora Ana Cañas, após ter um problema com o figurino que usava, resolveu simplesmente fazer um topless e incendiou o público feminino. Recheado de clássicos da banda, a banda alcançou as expectativas.

Fotos do show da banda Titãs

Whitesnake

Liderado pelo lendário vocalista David Coverdale, os veteranos do Whitesnake apostaram em um setlist majoritariamente de músicas conhecidas e, diga-se de passagem, com bastante êxito. Apesar do som do palco ter enfrentado dificuldades técnicas, deixando o volume das caixas bastante reduzido, isso de nada atrapalhou a empolgação de todos os presentes, que cantaram os sucessos do começo ao fim do espetáculo. Considerando a idade do frontman (completou 68 anos recentemente), em uma banda que possui mais de 40 anos de carreira, é de se esperar certa dificuldade em canções de tom mais alto, como a “Still of the Night”, que fora gravada no final da década de 80, época em que Coverdale mostrava ao mundo uma das mais potentes vozes do rock.

Com drive único e um timbre inigualável, sendo influência de grandes vocalistas de metal da atualidade como o espetacular Jorn Lande, o fundador do Whitesnake ainda hoje se mantém na ativa e apresenta um show sólido para os fãs, junto com seu longo parceiro de trabalho, o baterista Tommy Aldridge. O grande destaque da noite vai para o guitarrista Reb Beach, que apresenta ótima performance.

Fotos e Setlist do show da banda Whitesnake
A banda Weezer antecedeu o show do headliner da noite – Foto: Isabela Catão

Palco Mundo

CPM 22 + Raimundos

Falando em espetáculo, o rock brasileiro nunca esteve tanto em alta quanto na apresentação em dose dupla de duas das bandas de rock mais consagradas pelo público jovem: CPM 22 e Raimundos. Ambos os grupos simplesmente enlouqueceram a todos os presentes, inclusive tendo a presença de fãs chorando com os hits tão vociferados no final da década de 90 e começo do novo milênio. A dobradinha parece ter dado certo para a abertura do Palco Mundo!

Fotos e Setlist do show das bandas CPM 22 + Raimundos

Tenacious D

E tinha chegado a hora de uma das melhores apresentações da noite. A banda formada pela celebridade de Hollywood, o ator, comediante e, como podemos perceber no show, músico Jack Black mostra como se faz música de verdade, com maestria, sem tirar o tom de brincadeira. Provocando as mais diversas reações positivas do público e contando com participações hilárias (como a do baixista brasileiro Júnior Bass Groovador, em uma versão forró de “Smells Like Teen Spirit”, do Nirvana), era praticamente impossível não ver alguém sorrindo ou pulando durante o espetáculo, que contou com canções que misturam metal e teatralidade. Que show!

Uma curiosidade é que Jack Black fez questão da presença de Júnior na apresentação e os dois se deram muito bem no backstage, antes de subirem ao palco. Para completar, o próprio Dave Grohl, vocalista do Foo Fighters (e que tocava no Nirvana), deu um super abraço no baixista, falando “vocês viram ele? Ele é demais!”. Realmente, depois dessa, Júnior pode ser considerado o fã mais sortudo do festival! Outro detalhe é que o Tenacious D existe desde 1994, ou seja, Jack ainda não tinha alcançado o estrelato na carreira de ator, o que comprova que a musicalidade foi seu primeiro passo na divulgação artística.

Fotos e Setlist do show da banda Tenacious D

Weezer

Surpreendendo a todos, o Weezer conseguiu conquistar o coração dos brasileiros com uma apresentação digna de aplausos. Além de diversos covers interessantes (como “Africa” do Toto, “Take on Me” do A-ha, “Paranoid” do Black Sabbath, “Longview” do Green Day, dentre outros), ainda apresentou as composições próprias com muita animação e simpatia. O líder, vocalista e guitarrista Rivers Cuomo se sentiu em casa na Cidade do Rock e com certeza trará bons frutos para apresentações futuras da banda no país. Inclusive, estarão presentes na trilha sonora do filme de animação Frozen 2, que estreia ainda esse ano.

Fotos e Setlist do show da banda Weezer

Foo Fighters

Já tinha passado da meia-noite quando as grandes estrelas do Palco Mundo acenderam as luzes e, a partir dali, era só alegria. O famoso frontman Dave Grohl conseguiu ter a plateia nas mãos durante todo o show, que além de ter um setlist bastante variado entre canções novas, hits e algumas da galera “old-school” (como o próprio Dave disse), tivemos espaço para covers maravilhosos do Queen (a linda “Under Pressure” na íntegra, somado a trechos de outras) que, ironicamente, foram o ponto alto da apresentação. Aliás, essa foi cantada pelo baterista Taylor Hawkins após seu solo, que trocou de lugar com Dave, já familiarizado com as baquetas, da sua época do Nirvana. Produção de palco primorosa, banda afiada, discursos de amor e, inclusive, pedido de casamento. Tem coisa melhor?

Um fato engraçado é que a banda tirou sarro do Oasis ao estampar na pele do bumbo da bateria uma foto de Noel Gallagher, com uma batata ao fundo (referência ao apelido dado pelo seu irmão Liam, do inglês “potato”), que remete à treta recente entre o Foo Fighters e a banda dos irmãos Gallagher, mas que, no final das contas, não passa de uma brincadeira entre amigos.

Sem arriscar muito e com uma apresentação já conhecida pelos fãs brasileiros, o Foo Fighters mais uma vez encanta a todos e demonstra que, em uma carreira sólida, é possível despejar hits em sequência sem a preocupação de cansar o público. Vale ressaltar que as músicas dos primeiros álbuns, como “My Hero” e “Everlong”, ambas do disco The Colour and the Shape (de 1997, o mais vendido da banda até hoje), definitivamente foram umas das que mais empolgaram. A cozinha ainda conta com a presença de Pat Smear na guitarra e Nate Mendel no baixo, que já faziam parte da banda na época do álbum mencionado acima. Smear chegou inclusive a integrar o Nirvana durante certo período. Interessante ver como a banda ainda mantém as raízes do grunge da década de 90 com um pop rock atual bem consistente, que atrai os ouvidos de roqueiros de todas as idades.

Fotos e Setlist do show da banda Foo Fighters

E assim se encerra a maravilhosa segunda noite do Rock in Rio 2019. Nos vemos no próximo dia do evento. Fiquem antenados no site para mais novidades!

Confira as fotos do segundo dia (28) no Rock in Rio 2019:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.