Pixies mostra que ainda tem muita lenha pra queimar em show memorável no Lollapalooza

Por: Gisele Santos

Foto: Arielle Frioza
Foto: Arielle Frioza

O show do Pixies no Lollapalooza, dia 6 de abril (domingo), no Autódromo de Interlagos, arrastou uma multidão de fãs das antigas e muitos curiosos para frente do Palco Skol. Após várias turbulências internas e hiato, além da perda de Kim Deal (The Breeders) em 2013, a banda consegue manter fidelidade aos arranjos originais das músicas.

No lugar de Kim, a argentina Paz Lenchantin – com algumas semelhanças físicas comparadas a antiga baixista – foi competente. Além dela, a formação atual conta com Joey Santiago(guitarra solo), Dave Lovering (bateria) e o eterno frontman Black Francis (guitarra e vocal).

VEJA A GALERIA DE FOTOS

É inegável que o som dos caras e da mina ainda continua muito bom. Isso foi comprovado com“Magdalena” e “Bagboy”, por exemplo, que farão parte do novo CD com previsão de chegar às lojas no dia 28 de abril (após 23 anos sem lançar material inédito). Pois é, músicas novas não perderam a identidade. E as antigas também fizeram parte do setlist resolvido na hora do espetáculo.
Doolittle reinou! Não tinha mesmo como faltar canções do segundo disco da carreira, lançado em 1989, responsável por fazer os norte americanos alcançarem fama no mundo inteiro.“Gouge Away”, “Monkey Gone to Heaven” arrancaram aplausos. Mas “Where is my mind”, do CD de estreia Surfer Rosa (1988), foi de arrepiar com todos cantando em coro e iluminando a pista com as luzes dos celulares (que atualmente substituem os isqueiros). Muitos marmanjos se emocionaram entre a plateia. Logo em seguida, retornando ao Dollitle, algumas dancinhas estranhas do público surgiram ao identificarem os inconfundíveis riffs da alegrinha “Here comes your man”, também acompanhada em uníssono e sem faltar o famoso “auuuuuuuuuuu” do refrão.

Francis pode ter perdido a forma física nos últimos anos, tornando-se bem rechonchudo, mas os gritinhos e a voz potente ainda estão intactos – iguais aos registrados nos discos desde a década de 1980. Por falar no fofinho, ele completou 49 anos no palco do Lollapalooza – mas o presente de aniversário foi dos fãs com esse showzaço inesquecível.

Com 28 anos de estrada, Pixies provou nessa apresentação que ainda tem muita lenha pra queimar! Não é a toa que influenciou bandas como Nirvana e Pearl Jam. Inclusive Kurt Cobain criou “Smells like teen spirit” inspirado neles.

Essa foi a terceira vez que Pixies se apresentou no Brasil. A primeira foi no Curitiba Pop Festival em 2004. E a segunda no Festival SWU em 2010. Que voltem mais vezes, pois 1h15 de show no Lollapalooza deixou gostinho de quero mais.

Setlist Pixies no Lollapalooza 2014:

1. Bone Machine
2. Cactus
3. Something Against You
4. Broken Face
5. Brick Is Red
6. Gouge Away
7. Bagboy
8. Monkey Gone to Heaven
9. Blue Eyed Hexe
10. I”ve Been Tired
11. Magdalena
12. Caribou
13. Nimrod”s Son
14. Indie Cindy
15. Ed Is Dead
16. Where Is My Mind?
17. Here Comes Your Man
18. La La Love You
19. The Holiday Song
20. Greens and Blues
21. Hey
22. U-Mass
23. Planet of Sound

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário