Noite marcante com o guitarrista Richie Sambora e Orianthi em SP

Por: Renata Pen
Foto: Andréia Takaishi/Universodorock
Foto: Andréia Takaishi/Universodorock

A noite da última sexta-feira (8) ficou marcada para sempre com o retorno ao Brasil do ex-guitarrista do Bon Jovi, Richie Sambora. Em parceria com o Ministério da Cultura e o Instituto Dançar, a quarta edição da Samsung Best of Blues trouxe um show exclusivo do guitarrista norte-americano, em parceria com Orianthi Panagaris – uma talentosa cantora australiana -, que já trabalhou com nomes consagrados da música, como Michael Jackson (em sua última turnê) e Alice Cooper.

Para muitos, a união musical dos artistas surgiu como uma surpresa*. Uma fusão, digamos que, um tanto quanto “inimaginável” para quem se acostumou a ver Richie desempenhando um papel notável e marcante em uma banda de hard rock. Mas Orianthi não fez feio. Apesar de ainda jovem, é uma ótima guitarrista e com 31 anos já tocou lado a lado com Steve Vai e Santana, ambos considerados mestres da guitarra. Além disso, a australiana tem três álbuns próprios: “Violet Journey” (2007), “Believe” (2009) e “Heaven In This Hell” (2013), que reforçam o mérito da artista em fazer parte de mais um grande projeto.

*Richie Sambora e Orianthi, além de parceiros no trabalho, são também namorados. Juntos, os dois se dedicam a fazer música e já contam com cerca de 70 composições.

O show, marcado para as 20h no palco do TOM Brasil, atrasou como de praxe. A dupla desembarcou no país para a coletiva de imprensa um dia e algumas horas depois do combinado, inclusive. Todo o suspense e contratempos envolvidos no pré-show não desanimaram o público presente, entretanto: logo que os dois adentraram a casa de shows, a festa começou. Na setlist, teve música para agradar até os mais exigentes: covers, hits do projeto Richie + Orianthi e sucessos do Bon Jovi.

Foto: Andréia Takaishi/Universodorock
Foto: Andréia Takaishi/Universodorock

Para começar em grande estilo, um cover da lenda do blues, B.B King. De cara, ficou claro o entrosamento e sintonia da dupla. Com bastante experiência no palco, Richie e Orianthi não deixaram a energia diminuir nem por um segundo, à medida que engataram um clássico atrás do outro – para delírio do público. Dentre os covers da noite, “When Love Comes to Town” (U2), “Voodoo Child” (Jimi Hendrix), “Black or White” (Michael Jackson), “I Shot the Sheriff” (Bob Marley) e “Higher Ground” (Stevie Wonder).

A pluralidade da apresentação impressionou: teve blues, pop e até reggae. O cover de “Black or White” – feito em homenagem ao Rei do Pop Michael Jackson – e a versão de “I Shot the Sheriff”, canção originalmente gravada por Bob Marley, provaram o quão versáteis Richie e Orianthi são. Para quem esperava apenas pelo bom e velho rock ‘n roll, a setlist inusitada  surpreendeu, mas agradou. Afinal, quem imaginava ouvir Bob Marley em um show de rock, certo?

Os sucessos do Bon Jovi não foram deixados de lado. “Lay Your Hands On Me”, “Wanted Dead Or Alive”, “I’ll Be There For You”, “Livin’ On a Prayer” e “These Days” colocaram o público pra cantar. Bateu aquela nostalgia de lembrar as vindas da banda norte-americana de hard rock ao Brasil. Definitivamente, um momento emocionante e inesquecível para os fãs mais apaixonados. Entre uma música e outra, Richie e Orianthi introduziam uma composição original dos dois ou um cover dos sons da cantora australiana, demonstrando inteligência em prender a atenção da plateia e não deixar ninguém alheio ou disperso durante o show.

Os solos foram de arrepiar, um show à parte. O significado do refrão “Minha guitarra está sangrando nos meus braços” fez todo o sentido, embora a noite tenha sido de compartilhar euforia e pouco teve em relação ao teor melancólico presente na letra da música de onde vem esse trecho.

Richie Sambora é um artista único, que tem um estilo muito particular e faz com que qualquer música que toque tenha um tempero especial.

A pergunta que fica é a seguinte:
“Será que é o Bon Jovi que precisa de Richie ou Richie que precisa do Bon Jovi?”

SETLIST:

1. When Love Comes to Town
2. Lay Your Hands on Me (Bon Jovi cover)
3. Heaven in This Hell
4. Every Road Leads Home to You
5. What’s It Gonna Be
6. Stranger in This Town
7. You Don’t Wanna Know
8. Black or White (Michael Jackson cover)
9. Voodoo Child (The Jimi Hendrix Experience cover)
10. I Shot the Sheriff (Bob Marley cover)
11. Wanted Dead or Alive (Bon Jovi cover)
12. I’ll Be There for You (Bon Jovi cover)
13. Livin’ on a Prayer (Bon Jovi cover)
Bis:
14. These Days (Bon Jovi cover)
15. Higher Ground (Stevie Wonder cover)


VEJA GALERIA DE FOTOS DO SHOW:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.