Músicos do Europe são recebidos com entusiasmo pelos fãs no Citibank Hall

Por: Carla Maio
Foto: MRossi / T4F

Muita emoção e entusiasmo durante a incrível apresentação do Europe no último domingo (28) no Citibank Hall. Com a casa modestamente cheia e um público seleto de fãs enlouquecidos, o show marca a passagem dos suecos pelo Brasil com a turnê mundial War of Kings, para uma única apresentação em São Paulo.

O Europe abre o show com “War of Kings”, música que dá nome ao último disco do grupo, o décimo álbum de estúdio, lançado em 2015. Segundo especialistas e fãs mais acirrados, War of Kings apresenta elementos sonoros bastante diferenciados em relação aos trabalhos anteriores, certa agressividade na guitarra antes melódica de John Norum e no baixo de John Levén.

Outra figura que inunda o show com muita energia é a do vocalista Joey Tempest, que interage a todo o momento com o público, tanto nos momentos em que impõe sua guitarra, quando corre de um lado a outro segurando o pedestal, ou quando o direciona ao público, numa mistura de beleza e simpatia que o músico traz como marca de sua personalidade.

Foto: MRossi / T4F

Os fãs do Europe foram ainda presentados por outras preciosidades de War of Kings, como “Hole in My Pocket”, “The Second Day”, “Nothin’ to Ya” e “Days of Rock’n’Roll”, músicas que ilustram tanto o peso das composições quanto a técnica incrível dos músicos.

“Rock the Night”, “Scream of Anger”, “Last Look at Eden” e “Firebox” levam o público do Citibank Hall à loucura. Incansáveis, os fãs pulam e gritam, se revezam entre uma e outra música, que atrapalhadamente registram em seus aparelhos celulares, afinal, todos querem levar para casa um pouco da magia daquele momento. O resultado é um mar de luzes, que se por um lado atrapalha alguns, por outro ajuda a compor um cenário imagético todo iluminado, que de certa forma recria o antigo hábito de acender isqueiros, algo bonito de se ver.

Do chão às alturas em prantos, a belíssima “Carrie” foi fundo na alma dos fãs, sobretudo daqueles que viveram a intensidade do glam metal oitentista, repleto de representantes de peso, nomes como Deff Lepard, Bon Jovi, Journey e Whitesnake, que ao lado do Europe conquistaram plateias ao redor do mundo.

A noite foi marcada ainda por solos magistrais: pela rapidez e exuberância dos teclados de Mic Michaeli em “Sign of the Times”, da guitarra inconstante de John Norum em “Girl From Lebanon”, e da cadência escandalosa da bateria de Ian Haugland, um verdadeiro monstro por detrás daquela máquina.

Foto: MRossi / T4F

Em “Superstitious”, a banda faz um medley divertido de “Woman no Cry”, de Bob Marley. Esperadíssima, “Cherokee” também foi curtida pelos fãs com paixão e garra, tanto que eles mal perceberam que “Days of Rock ‘n’ Roll” anunciava o fim do show.

Depois do encore, a banda volta reluzente ao palco para aquela que, para muitos, era a mais esperada da noite, “The Final Countdown”, uma canção que é carregada de muitos sentimentos e energia singulares, uma verdadeira epopeia sonora, que impregna cérebro e alma, e aprofunda a convicção de que o Europe, a exemplo de muitas bandas que estouraram nos anos 80, não cessa de cumprir aquilo a que vieram: mexer com nossas emoções.

Set list
War of Kings
Hole in My Pocket
Rock the Night
Scream of Anger
Last Look at Eden
Carrie
The Second Day
Firebox (Bag of bones, de 2012)
Sign of the Times
(Preceded by keyboard solo)
Girl From Lebanon
(Preceded by guitar solo)
Ready or Not
Nothin’ to Ya
Drum Solo
Superstitious
(with snippet of “No Woman, No… more )
Cherokee
Days of Rock ‘n’ Roll
Bis:
The Final Countdown

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