Katatonia: The Fall of Hearts

Por: Carolina Morais

katatonia-tfoh2

De todas as bandas que falam sobre fragilidade, melancolia e até mesmo da propria morte, Katatonia é a que chama mais atenção no meio musical atual, talvez pela forma poetica original que os mesmos retratam esses assuntos.

Eles estão na ativa desde 91, e desde o lançamento do Brave Murder Day (album de 96′) a banda tem tomado proporções enormes quando se trata de “evolução sonora”. O som do Katatonia atual é extremamente maduro, com uma atmosfera totalmente ligada ao sentimentalismo exacerbado humano, que consegue ser transmitido em cada minimo espaço de um riff pra outro.

Depois do lançamento do álbum Sanctitude (live) no ano passado, eles voltaram com força total com mais um trabalho novo e super original, o The Fall of Hearts.

O álbum foi lançado no dia 20 de Maio desde ano, mas antes disso a própria banda já havia soltado algumas faixas na sua pagina oficial do Facebook, e a expectativa dos fãs aumentava gradativamente desde então.

The Fall of Hearts possui uma característica bastante única (O que já é esperado quando se trata de Katatonia). Todas as faixas são bastante diferenciadas e carregadas com um  instrumental super trabalhado, sem contar no ponto principal que gerou todo reconhecimento e originalidade pra banda: o impacto emocional das melodias, que com certeza está mais vivo do que nunca.

Ele conta com 12 faixas, sendo elas bastante longas comparadas com outros trabalhos da banda. O álbum inteiro possui a duração de 1h:07.

Destaques para as faixas:

•    Takeover: Primeira faixa e consequentemente a minha preferida, além de ser a segunda faixa mais longa do álbum. É basicamente um resumo de carreira e um cartão de visita pra quem for ouvir o álbum sem conhecer muito da carreira deles.

•    Sanction: Faixa com a sonoridade mais “pesada” do álbum inteiro, além de ter elementos que puxam bastante pra fase onde o Doom esteve mais presente na banda, lá pro final dos anos 90′ (estilo Tonight’s Decision).

•    The Night Subscriber: Fiquei completamente apaixonada pela letra e pela atmosfera que essa música transmite, com certeza é um das mais belas do álbum (e da carreira) do Katatonia. É basicamente um meio termo entre a razão e a emoção. Mais poético do que isso impossível.

•    Pale Flag: Uma das faixas mais melódicas do álbum, com um instrumental bastante marcante, a construção dela lembra muito outros trabalhos antigos do Katatonia desde então.

Em minha visão o Katatonia nunca deixou a desejar, e com esse álbum não foi diferente. Sou fã de carteirinha da banda desde que tomei conhecimento da mesma, e desde então eles só tem me surpreendido. Ter 25 anos de carreira não é nada fácil, especialmente quando a banda ganha mais atenção e se torna cada vez mais um alvo de criticas em torno de tantas mudanças desde o inicio. Mas em torno de tudo isso, continuo admirando o trabalho deles mais ainda a cada dia que passa, e esse álbum não poderia ser sido feito diferente. Evolução e perfeccionismo definem.

katatonia-capaTracklist:
1.    Takeover
2.    Serein
3.    Old Heart Falls
4.    Decima
5.    Sanction
6.    Residual
7.    Serac
8.    Last Song Before the Fade
9.    Shifts
10.    The Night Subscriber
11.    Pale Flag
12.    Passer

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*