ENTREVISTAS
  Últimas Notícias
  Bandas de A a Z
  Cobertura de Shows
  Entrevistas
  CD's & DVD's
  Matérias/Colunistas
  Internacionais
  Nacionais
  Cadastre seu evento
  Rádio Web
  Comunidade Orkut
  Fórum de Debate
  Promoções
  Enquete
  Fontes True Types
  Multimídia
  Equipe
  Parcerias
  Deixe Recado
  Anúncie no site
:: Publicidade ::
Hellion Records
 Entrevistas

06/04/2007
Ricardo Confessori - baterista da banda Shaman
Por: Gabriel Ricardo
 

Em Outubro de 2006, especificamente no dia 13 através de um comunicado oficial, os fãs do Shaaman tiveram uma notícia muito triste, a banda acabava de anunciar o seu fim. Porém, para a felicidade de todos, o baterista Ricardo Confessori dias depois anunciou que seguirá com seu sonho e continuará com o Shaaman.
Com a vontade de volta aos primórdios da banda, o baterista promete lançar um álbum ao nível do “Ritual”, primeiro e mais consagrado da banda. A primeira iniciativa foi voltar o nome da banda para “Shaman”, sem o “a” a mais.
Confira com exclusividade a entrevista com o baterista e saiba sobre o triste fim do Shaaman e o renascimento do Shaman. Além de curiosidades reveladas sobre o músico e sua carreira.


Universodorock: Ricardo, primeiramente, gostaria de parabeniza-lo e agradece-lo por ter continuado com o Shaman, enfrentando todos os problemas. Isso prova realmente o carinho e respeito que você tem pelos fãs!

Ricardo Confessori: O Shaman é o maior investimento de toda minha vida. Investimento de tempo, de dinheiro... é como se toda a fase anterior sido um aprendizado para chegar até aqui. No Shaman foi onde, além de tocar batera, escrevi canções, que se tornaram sucesso entre nossos fãs, e de fato, ouvi-los cantar esses refrões, foi tão impactante que mudou minha maneira de ver a música. Me sinto sintonizado com a galera que escuta e sei o que querem ouvir. Os fãs não estão interessados no que acontece no backstage, eles exigem um bom CD, e tem esse direito.

Universodorock: Sinceramente, porque você acha que os outros membros deixaram o Shaman dessa forma tão injusta?

Ricardo Confessori: Isso é uma coisa que você deve perguntar a eles. Até hoje o que me foi dito é que simplesmente de uma hora pra outra, não havia mais o desejo, por parte deles, de dividir o palco comigo, pois o tempo havia desgastado a nossa relação. É tudo que posso dizer a respeito disso.

Universodorock: Falando aqui no nome da banda, foi muito legal você ter lutado também pra voltar para "Shaman", com apenas um "A"!

Ricardo Confessori: Essa inclusão do A dobrado foi uma coisa bizarra que, na verdade que deve ser dita, nada teve haver com disputa de marca. O antigo vocalista do Shaman e o antigo empresário vieram com um estudo de numerologia, e disseram acreditar que incluindo um A no nosso nome, teríamos mais força e sucesso. Não foi bem o que aconteceu.

Universodorock: Em tudo o que eu leio, percebo que você tem um carinho muito especial pelo álbum "Ritual" e de certa forma uma aversão pelo álbum "Reason" e a fase "Shaaman".

Ricardo Confessori: Não tenho aversão ao album Reason, só não quero repeti-lo. Ele trouxe uma tendência que não é a minha, não me pertence. Meu estilo é metal,com uma enorme variedade de influências na batera, com swing, idéias com debulho de guitarra, de vocal... O Ritual continua sendo meu preferido e ele define bem o estilo do Shaman. Ele remete uma época em que a banda estava unida com um único objetivo: fazer o melhor CD possível. E esse é o espírito que quero trazer para a nova banda.

Universodorock: Só por curiosidade, se você pudesse apagar a fase "Shaaman" e o álbum Reason da história da banda, você o faria? (risos)

Ricardo Confessori: Se pudesse voltar o tempo, sim com certeza, faria o cd diferente, ou simplesmente o faria com pessoas diferentes, principalmente compositores diferentes. Se os fãs pedirem, nós tocaremos qualquer canção que eu já tenha participado em toda minha carreira. Quanto a isso sou bem consciente da nossa missão como banda, que é, em 1o lugar, atender aos fãs.

Universodorock: Vamos deixar o passado de lado e vamos falar do futuro. Surgiram várias notas pela internet (sem fontes confiáveis) de que o vocalista Thiago Bianchi (Karma), o guitarrista Léo Mancini (Tempestt) e o baixista Fernando Quesada sejam os novos membros da banda. Essas informações precedem?

Ricardo Confessori: Não posso responder ainda quem serão os integrantes, a hora não é apropriada. Só posso dizer que são músicos excelentes, que foram escolhidos dentre dezenas de outros músicos que testei durante a seleção para a nova banda.

Universodorock: E sobre o novo álbum? Você já pode nos adiantar alguma coisa?

Ricardo Confessori: No novo trabalho do Shaman estou voltando às minhas origens na batera, criando baterias como as de antigamente, na fase Angra. São muitas surpresas, e eu pretendo revolucionar de novo com esse novo CD. Pra mim ele tem que se tornar uma referência para bateristas, assim como o "Holy Land" (Angra) foi, e estou trabalhando duro para isso. Tenho vivido ótimos momentos e por isso não tem faltado inspiração. Nosso som é único, ele é o mystic metal, é uma vertente que nós mesmos criamos no Shaman, por isso é preciso esperar e ouvir para se definir.

Universodorock: E quando a banda tem previsão de cair na estrada?

Ricardo Confessori: Já temos shows pré-marcado para julho no Brasil. Nosso lançamento para a Europa ficará para o 2o semestre, mas no Brasil lançaremos em junho.

Universodorock: Alguns fãs vêm reclamando de falta de informações. Quando o site do Shaman tem previsão de voltar pro ar?

Ricardo Confessori:No final de Abril. Foi minha opção manter esse silêncio, propositalmente, para que tudo pudesse ser pensado antes com calma. com a intenção de se fazer um trabalho impecável. Quero pedir desculpas aos fãs pela demora e pela falta de informação, mas tudo será revelado ao seu tempo.

Universodorock: Você tem feito muitos workshops pelo Brasil e até mesmo fora do país. Você tem planos de lançar uma video-aula?

Ricardo Confessori: Tenho excursionado com meus workshops pelo Brasil, fui à Venezuela também, já são quase 30 que realizei só no ano passado, e é incrível como cada vez mais o número de bateristas presentes cresce nos eventos. Estou sempre divulgando o Shaman e meu trabalho paralelamente. Estou trabalhando em um método com CD no momento, que será logo lançado. DVD-aula será meu passo seguinte, tão logo eu conclua o método.

Universodorock: Falando em planos, você planeja algo fora do Shaman? Algum outro projeto? Você recentemente anúnciou em seu site oficial que vem produzindo algumas bandas...

Ricardo Confessori: Como produtor estou produzindo três bandas no momento: Caballah (São Paulo) e que também estão gravando em meu estúdio, o Plug In, além do Satisfire, uma banda do Sul, de thrash metal, que começou a gravar em dezembro no Via Musique Studio.

Universodorock: Gostaria de perguntar à agora sobre algumas curiosidades. Você tocou com o Korzus no início de sua carreira. Você tem recordações daquela época?

Ricardo Confessori: Sim. Ensaiávamos na minha casa e era divertido. Muita loucura, eu tinha lá meus 20 anos e a banda era pura energia. Eu e o Pompeu (vocalista) saíamos pra tomar umas de vez em quando até pouco tempo atrás.

Universodorock: Lembro-me de ler em algum lugar que seu primeiro instrumento musical foi um clarinete (?) no exército! Mas em seu site oficial diz que você começou à estudar música tocando piano. Poderia clarear pra nós essas histórias? (risos)

Ricardo Confessori: Já toquei trompete, e fiz exército. Isso foi lá por 87 (N.R.: Ele tinha 18 anos na época). Ainda tenho esse trompete na garagem junto com as quinquilharias que não uso mais.

Universodorock: Antes de chegarmos ao fim, poderia nos falar sobre seu relacionamento com os ex-Shamans e seus ex-companheiros do Angra? Vocês ainda mantêm contato?

Ricardo Confessori: Não mantenho não. Infelizmente esse mundo da música é repleto de vaidades e de falta de sinceridade, e eu lamento por isso, pois nunca guardei magoa, esse não é meu estilo, mas muitos ficam se remoendo e alimentando inimizades. Sempre olhei pro que é meu, e não para o que é da pessoa ao meu lado.

Universodorock: Bom Ricardo, muito obrigado pela entrevista e desculpe pelo incomodo. Deixo o espaço pra você deixar um recado para todos os seus fãs.

Ricardo Confessori: Quero agradecer ao Universo do Rock e dizer a todos os fãs do Shaman que o Ritual continua... em junho de 2007.





SLIPKNOT
"Psychosocial"
Cadastre-se e receba por email nossas News
digite seu nome:
digite seu e-mail:

JON OLIVA'S PAIN

Global Warning

TURISAS

The Varangian Way

STRATOVARIUS

Vision