Entrevista exclusiva com o baixista Luis Mariutti, da banda Shaman

Entrevista: Márcia Ito
Edição: Gustavo Franchini

A banda de heavy metal nacional Sinistra – Foto: Divulgação

O baixista Luis Mariutti (Shaman, ex-Angra), um dos grandes nomes do metal nacional, nos conta novidades sobre a sua carreira, como o lançamento de sua fanzine, videoclipe de um novo projeto com músicos veteranos do cenário, além de falar um pouco sobre o futuro do Shaman, a amizade com os integrantes do Angra e outras curiosidades. Confira!

Universo do Rock: Há aproximadamente um ano, você lançou o seu canal oficial do YouTube e hoje em dia já possui mais de 22 mil inscritos. Como surgiu a ideia de criar o canal? Você sentiu alguma dificuldade no início?

Luis Mariutti: Foi complicado no começo, eu nunca tive ambição de aparecer e/ou dar muitas entrevistas. Quem me conhece da época do Angra, sabe que eu sempre preferi que os outros integrantes falassem; o que até me gerou uma fama de ‘mal-encarado’. A minha esposa Fernanda sempre me falava que eu precisava ser mais ativo nas redes sociais e retomar a minha carreira com uma nova abordagem e, depois de muita insistência, fizemos o canal. Criamos e divulgamos, informando aos espectadores que atingindo mil inscritos faríamos o primeiro vídeo. Eu achei que teria uns dias para me preparar, contudo, para a minha surpresa, logo no primeiro dia atingimos esse número de inscritos. Dessa maneira que o primeiro vídeo foi para o ar. Nervoso, enferrujado, na sala de casa esperando o carro do gás passar pra gravar (risos). Foi na marra, mas agradeço, pois me abriu muitas oportunidades.

Universo do Rock: Que importância você vê no canal do YouTube, nos dias atuais?

Luis Mariutti: A importância é de 100%. Pelo meu canal retomei o contato com os fãs e pude mostrar para muitos outros quem eu era e o que tinha feito pelo metal nacional. Hoje tudo gira em torno do canal; posso dizer que ele influenciou diretamente na volta do Shaman, por exemplo. Se tenho alguma dificuldade, eu sei que posso contar com os meus inscritos! O feedback é o melhor possível, já que quase não temos dislikes e o clima é sempre de parceria e otimismo. Estamos realmente criando uma comunidade incrível.

Universo do Rock: No dia do seu aniversário, você fez o evento Mariutti Metal Fest, no qual reuniu diversos artistas do metal nacional. Conte-nos um pouco sobre a organização do mesmo.

A ideia dessa festa surgiu há muitos anos. Eu tenho o orgulho de ter feito parte do início da cena metal no Brasil e integrei duas bandas que fizeram sucesso. Juntar a galera que esteve presente na minha carreira em um mesmo show era algo que eu sempre desejei. O canal completou 1 ano e meu aniversário estava chegando, então pensamos que era a hora certa de fazer uma festa! A Fê (minha esposa) conseguiu um super acordo com a Aurora Club, que nos deixou tranquilos, pois até aquele momento a gente não sabia se ia conseguir. Atualmente, é tão difícil colocar 100 pessoas em um show. Colocamos ingressos à venda na capacidade máxima de lotação da casa e, logo na primeira hora, vendemos 100 ingressos. As pessoas ainda não sabiam quem seriam os convidados. Eles queriam ir ao Mariutti Metal Fest, foi uma sensação de parceria inigualável! Depois tudo foi se desenrolando de maneira perfeita.

Além do Aurora Club, tive dois grandes parceiros, a Jack Daniels e a Cervejaria Wäls, que trataram os convidados como reis. Tinham músicos que até me perguntavam “onde pagamos a consumação?” e, quando sabiam que era um oferecimento nosso, ficavam gratos de ter participado da festa. Foi um evento feito com muita atenção e carinho. Queríamos que todos se sentissem bem e acho que conseguimos!


“A ideia de fazer o zine veio junto com a vontade de relembrar os velhos tempos e resgatar a proximidade física com o fã.”


Universo do Rock: Vai rolar uma segunda edição do festival? Há previsão de data e local?

Luis Mariutti: Com certeza. Eu queria fazer todo mês, porém me contento com todo ano, para começar (risos). Estamos organizando as ideias ainda; vocês podem esperar que será ainda melhor!

Universo do Rock: No mês passado, você começou lançou o FanZine Mariutti Team. Que tipos de matérias serão abordados? Ele será distribuído mensalmente? Como é possível adquirir a publicação?

Luis Mariutti: Estamos loucos pelo zine! Sim, ele será mensal e distribuído para os apoiadores do Apoia.se. Já estamos recebendo a segunda edição, que conta com uma matéria sobre o Ritualive e também uma entrevista com a banda, que será disponibilizada no nosso site. A ideia de fazer o zine veio junto com a vontade de relembrar os velhos tempos e resgatar a proximidade física com o fã. O virtual é ótimo, mas o contato é importante! É como se a gente entrasse na casa e na vida das pessoas. Todos que tem recebido, se sentem felizes e agradecidos. Contamos com alguns parceiros que se dedicam para entregar matérias bem escritas, com conteúdo metal e tem saído em uma qualidade profissional. Tem de tudo no zine: esportes, curiosidades, pets e até mesmo auto ajuda (risos).

Esse mês vamos iniciar a campanha Eu Apoio o Metal Nacional, na qual o zine dará espaço para fãs, contratantes e bandas falarem da cena da sua região, além de muito metal nacional, em formato de playlists no Spotify, que irei disponibilizar. Essa campanha vem com merchandising exclusivo, que acompanha o zine. A ideia do Mariutti Team é unir e fortalecer a cena. Queremos circuitos estruturados e pessoas que trabalham em conjunto para o bem maior que é a continuidade. Para adquirir o zine, basta ser um apoiador do canal ou adquirir o material da campanha no site. Apoiadores que fazem a diferença recebem mensalmente em casa, além de outras recompensas.

Universo do Rock: Gostaríamos de saber sobre as bandas que você está tocando atualmente.

Luis Mariutti: Atualmente, estou na Sinistra, banda de heavy metal em português, com o Nando Fernandes (voz), Edu Ardanuy (guitarra) e Rafael Rosa (bateria). Acabamos de lançar o videoclipe, produzido pela Foggy Filmes, do nosso primeiro single “Quem é você?”, que alcançou 20 mil visualizações em apenas 18 horas. Estou muito empolgado, é um som novo, com velhos amigos. Está sendo muito bom. Já o Shaman está fazendo a turnê Reunion, que começou ano passado e está indo muito bem! Todos os shows lotados; energia incrível da banda com o público. E tenho também a Dirty Dogz, que é a minha banda de covers e pau pra toda obra. Estamos sempre na estrada, contamos com um repertório extenso, cheio de clássicos do metal e os sucessos da minha carreira.

O Mariutti Metal Fest, que reuniu diversos nomes do metal nacional – Foto: Divulgação

Universo do Rock: Agora a pergunta que todo fã quer saber – A volta do Shaman é definitiva? Tem previsão de novo álbum? E os fãs podem ter esperanças de um dia ter um Angra Reunion com a formação clássica?

Luis Mariutti: O Shaman tem dois anos de contrato. Então, eu acredito que vamos continuar essa turnê até o fim do ano e depois decidir que rumo a banda vai tomar. Eu gostaria de gravar um disco novo, mas não depende só de mim. Vamos esperar que o melhor aconteça para todos! E sobre o Angra, a minha relação com eles é cada vez melhor. Rafael voltou a ser um amigo próximo, assim como me aproximei bastante do Felipe, portanto estarei sempre disponível para fazer algo com o Angra.

Universo do Rock: Nas lives do seu canal no YouTube, você sempre comenta dos novos projetos que estão em andamento. Quais serão os próximos passos do Mariutti Team?

Luis Mariutti: Estamos produzindo bastante ultimamente. Os vídeos, o zine, as bandas, o nosso time de Muay Thai, os workshops dos meus 30 anos de carreira, gravações e, também, as participações que tenho feito, como o Montreux Jazz Festival, que vou fazer com o Andreas Kisser, do Sepultura. Tem muita coisa rolando, mas o Mariutti Team está querendo conquistar o mundo, então estamos preparando um podcast muito bacana. O objetivo é ter mais uma forma de entrar na vida das pessoas. Em breve estará no ar!

Universo do Rock: Em nome da equipe do Universo do Rock, muito obrigada pela entrevista. E vida longa ao metal nacional!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.