Entrevista com Kiko Loureiro, líder e guitarrista do grupo Angra

Por: Adriana Camargo

O guitarrista Kiko Loureiro (Angra), que atualmente mora nos EUA, está no Brasil esses dias para alguns trabalhos musicais e aproveitamos para conversar com ele sobre a banda, carreira-solo, entre outros temas. Confira abaixo a entrevista na íntegra:

kikoloureiro011. O que você está achando da receptividade do novo trabalho do Angra (CD/DVD Angels´ Cry Live)?
Kiko Loureiro: A receptividade até agora está sendo muito boa. Assim, o pessoal tem elogiando bastante, o DVD acabou de sair a gente viu pôster na internet. A galera ficou super emocionada. Ficou bonita a capa, o trabalho gráfico e o show em si com os convidados. Então a galera tem gostado bastante. O DVD foi lançado há poucos dias, mas até agora só alegria e felicidade. E durante os shows também a receptividade foi muito boa. E a gente conseguiu o que almejava que era dar uma reerguida no nome da banda. Buscar os fãs do Angra apresentando algum produto de qualidade, um som de qualidade, uma turnê bem organizada.

2. Como está sendo o seu trabalho como endorseer da Ibanez?
Kiko: Com a Ibanez estou iniciando na realidade. Eu tô usando a guitarra faz um tempo. E agora a guitarra entrou nos sites da Ibanez do mundo inteiro, umas semanas atrás, especificamente no dia 11 de novembro. E a guitarra começou a ser despachada para os distribuidores em vários países, porque a Ibanez tem praticamente distribuição no mundo inteiro. Então, na NAMM Show em janeiro (2014) é um marco onde eles apresentam a guitarra e a partir do ano que vem vira mesmo um trabalho de endorseer. Eu já tô usando a guitarra e estão divulgando a parceria. Ano que vem eles querem marcar uma sequência de workshops pelo mundo. Eu só estou vendo opções de datas porque fica difícil combinar tudo, mas com certeza alguma coisa eu devo fazer. E vai ser bem divertido viajar de novo para países inusitados como eu já fiz com a Laney. Isso deve rolar em abril ou maio ainda não sei.

3. Sobre o seu DVD “The White Balance” que foi gravado em junho no Auditório Ibirapuera quando será lançado? E qual sua expectativa, afinal é o seu primeiro DVD solo?
Kiko: O DVD ‘White Balance’ está saindo da fábrica agora. Ele vai ser lançado também. A gente deu uma separada para o Angra sair primeiro. O meu DVD vai sair pela Substância (gravadora) também. Vai ser lançado agora no final do ano nas lojas e a divulgação de mídia a gente vai fazer no ano que vem depois do Carnaval.

4. Atualmente como está a sua carreira-solo fazendo essa “ponte-aérea” – Los Angeles/Brasil”?
Kiko: Eu venho para cá quando tem shows e fico em Los Angeles, pois estou conhecendo muita gente e fazendo algumas coisas lá. Claro, quando eu fui para lá não tinha a ideia de que o Angra ia ficar na ativa tanto assim. E acabou que eu tive que vir para o Brasil mais vezes do que eu imaginava. Eu tenho um show agora em dezembro com Virgil (Donati) lá na Califórnia. E tenho uma pequena tour de 12 shows em janeiro pelos Estados Unidos, também com outras bandas. Será bom para sentir como é o mercado americano lá para tocar, vai ser bem legal. Em breve vou postar as datas no site, no Facebook, mas ainda não está 100% confirmado tudo, mas vai acontecer essa turnê.

5. Quais os seus próximos planos profissionais com o Angra? E na carreira-solo?
Kiko: Os planos profissionais agora são divulgar o DVD do Angra e o meu DVD, tem mais o show de São Paulo, o show dos Estados Unidos e um festival de jazz que eu vou fazer semana que vem em Porto de Galinhas no ‘VI FESTIVAL de JAZZ e BLUES’ (5 a 8 de dezembro), e aí vou treinar com o Virgil para fazer esse show dos EUA e também com Anthony (Crawford), um baixista americano muito bom que toca com Allan Holdsworth e uma galera de lá. E a gente nesse meio tempo também começa a ‘baixar um pouco a bola’ para começar a compor, ver as ideias, conversar com a galera da banda e começar a se juntar para ver os caminhos possíveis para a música. Então, é basicamente isso.

6. Recado do Kiko para os fãs:
Kiko: Gostaria que a galera visse o novo DVD do Angra e o meu DVD e curta um pouco. Em paralelo nós vamos compondo para o próximo trabalho. É isso aí, beijos, nos vemos. Até mais! (KIKO)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.