Entrevista com Ivan Busic (Dr. Sin)

Por: Adriana Camargo

foto/divulgação
foto/divulgação

Paulista, nascido em berço musical, desde criança sempre admirou e acompanhou a carreira do pai, André Busic, membro e fundador de bandas como o Traditional Jazz Band, Brazilian Jazz Stompers e Blue Gang. Sempre buscando aprender, assistia as apresentações do pai, de onde herdou grande influencia no Jazz, Blues, Country e Rock. Aos 17 anos de idade gravou seu primeiro disco com a banda Platina, na sequência, muitas outras bandas e discos vieram, como a Cherokee, A Chave do Sol (The Key), Taffo, Supla e finalmente sua banda atual, o power trio Dr.Sin formado por Ivan e Andria Busic, juntamente com Eduardo Ardanuy. Participou de centenas de outros trabalhos como músico contratado (Golpe de Estado, Kiko Loureiro, Eduardo Araújo, André Busic & Hot Line Jazz Band, entre outros).

Quem já teve a oportunidade de ouvir algum dos discos ou ver shows do Dr.Sin, pôde sentir a firmeza e a pegada deste, que sem dúvida é um dos grandes bateristas do Brasil. E agora Ivan acaba de lançar seu primeiro disco solo “Rock and Road”. Confira abaixo a entrevista completa:

Universo do Rock: Ivan, como surgiu a ideia desse seu cd solo?
IVAN: A ideia partiu do meu irmão Andria Busic. Ele se empolgou com minhas musicas e com a minha voz.

UDR: Conte como foi o processo de composição do seu álbum “Rock and Road”?
IVAN: Eu sempre escrevi músicas e quando começei a mostrar para o Andria minhas composições novas ele se empolgou e como temos um estúdio, o SONATA 84, sempre que eu chegava com algo novo já íamos gravando. Nem que fosse apenas o esqueleto da música. Tudo foi feito com muita calma e sempre em dias que víamos que tudo estava fluindo. Foi uma experiência maravilhosa poder ver minhas músicas tomando forma. A produção não poderia ter sido melhor.

UDR: Essa mistura de rock´n roll com blues no seu CD foi proposital?
IVAN: Eu acho que não. Isso é algo meu, da minha formação musical. Cresci em berço de Jazz, Blues e Rock. Agradeço meu pai e mãe e família por me mostrarem desde que eu nasci os melhores artistas. Com certeza minhas influências estão presentes no “Rock and Road”. Qualquer artista tem no coração e no sangue influeências e inspirações. Comigo não seria diferente. Se inspirar e espelhar sim, copiar nunca.

foto/divulgação
foto/divulgação

UDR: Como está sendo a receptividade do seu CD solo?
IVAN: Simplesmente surpreendente. As pessoas estão adorando o CD. Que coisa linda isso tudo. O CD esta caindo na graça da galera que ouve. Rádios tocando na programação, entrevistas para vários veículos de comunicação, etc. Só tenho que agradecer. A aventura esta só começando (risos).

UDR: Quais suas principais influências musicais?
IVAN: Rock (principalmente o Hard), Blues , jazz, Country, Funk(Americano.kkk).

UDR: Falando em Dr. Sin, como foi tocar pela primeira vez no Rock in Rio? (Espero que seja a primeira de várias outras) E a sua experiência como “frontman” no palco do Rock In Rio cantando “You Really Got Me”? (Eu achei que vc mandou muito bem e ”roubou a cena” risos).
IVAN: Muito obrigado.rs. Eu curto muito a energia dos shows. Sou como um animal preso a uma corrente que quando se solta fica louco.rs. Tocar no Rock in Rio era um sonho, nem tanto nosso, mas dos fãs. Era já um Mantra praticamente… quando vocês vão tocar no Rock in Rio????… Graças à Monika Cavalera, Zé Ricardo e toda Organização do RIR o sonho se realizou, que seja o primeiro de muitos. Que plateia. Amamos nossos fãs. Que energia foi esse show. Emoção total.

UDR: Agora em outubro o Dr. Sin se apresenta no festival Monsters of Rock, qual a sua expectativa para esse outro grande evento musical?
IVAN: Será algo sobrenatural. Voltar a tocar no Monsters era outra meta do DR.SIN. Tocaremos ao lado de grandes lendas do Hard Rock. Será um dia prá ficar na história.

UDR: Você e o seu irmão Andria vão se apresentar com Gilby Clarke (ex-Guns´n Roses) em novembro no Brasil. Como será isso?
IVAN: Seremos a banda dele nessa tour que a princípio terá quatro shows. O repertório será demais com muito Guns, Beatles, Stones e Supernova.

UDR: Quais os próximos planos da sua carreira?
IVAN: Continuar com as tours, em breve começar também shows do “Rock and Road” e continuar com todas atividades que o universo da música exigir.

UDR: Pode deixar um recado para os seus fãs?
IVAN: De coração vocês são a nossa força. Não existe explicação dessa troca de energias. Long Live Rock and Roll!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.