Entrevista com a banda Viper

Por: Adriana Camargo

foto/divulgação
foto/divulgação

A banda anuncia a turnê To Live Again Tour para comemorar os 25 anos do álbum ‘Soldiers of Sunrise’, onde tocarão pela primeira vez na íntegra os álbuns Soldiers of Sunrise e Theatre of Fate. Essa mini-turnê marca o retorno do vocalista André Matos após 22 anos desde sua saída para a banda Angra e a formação clássica de Pit Passarell (baixo), Felipe Machado (guitarra) e Guilherme Martin (bateria). O guitarrista Hugo Mariutti tocará no lugar de Yves Passarell, que eventualmente fará participações durante a turnê.

Confira abaixo entrevista exclusiva com o baterista Guilherme Martin para o Universo do Rock.

1. Como surgiu a ideia da reunião do Viper com essa formação clássica para a turnê “To Live Again Tour 2012”?
R:Eu (GUILHERME MARTIN), encontrei o Felipe on line no começo do ano , fazia algum tempo que não nos falávamos ou nos encontravamos desde que o Viper parou em 2007 após a tour do disci All my life!
Conversamos bastante e eu sugeri a principio de fazer um único show tocando o Theater of Fate inteiro, a idéia foi amadurecendo , conversamos com os outros integrantes e todos acharam que esta seria uma boa hora para uma reunião da banda! Nos encontramos todos, demos muitas risadas, marcamos ensaios, marcamos o primeiro show e virou uma Tour com mais de 15 shows entre o mês de Junho e Julho!!

2. O Yves (Passarell) vai participar dos shows de vocês, apesar dele estar tocando com o Capital Inicial? Vocês pretendem chamar outros ex-membros do Viper para participarem dos shows?
R:O Yves tem uma agenda muito intensa com o Capital Inicial, mas ele esteve em todas as nossas reuniões pré–volta, e toda vez que houver a possibilidade o Yves fará pelo menos participações tocando algumas músicas . Quanto aos outros Ex. Vipers, somos uma familia e cada um fez sua parte na história da banda , e se houver a oportunidade de reuni-los para participarem de shows seriam muito bem vindos!

3. Como tem sido os ensaios da banda após tantos anos separados?
R: Essa tem sido a melhor parte, é onde nos encontramos e tocamos, tem várias músicas que não haviam sido tocadas des da época da tour do Soldiers of Sunrise, são músicas que tem muitos detalhes, e tivemos que reaprender a tocá-las hoje em dia, o resultado está sendo muito bom.

4. (Para Pit Passarell): Você que sempre foi o compositor da banda, já tem alguma música nova para apresentar nesses shows do Viper, ou o repertório sera composto somente pelas faixas dos álbuns anteriores como tem sido anunciado?
R:PIT: Por enquanto não. Essa turnê é baseada nesses dois discos e músicas novas não estão programadas agora. Quem sabe mais para frente. Tudo é possível!

5. Qual a expectativa de vocês para o primeiro show que está marcado para o dia 1º de julho no Via Marquês em São Paulo? Terá convidados especiais?
R: A expectativa é a melhor possível, é uma oprtunidade única para nossos fãs antigos verem a formação original da banda e tocando os dois álbuns que forma marcos nesse estilo aqui no Brasil. Convidados especiais serão uma surpresa que todos saberão no dia do show.

6. O que os fãs do Viper podem esperar dessa ‘reunion’?
R: Acredito que esta tour é um marco no Heavy Metal do Brasil, os fãs de Metal tem vontade de rever as bandas que foram pioneiras no estilo. O Viper tem feito tudo com muita vontade e certamente vamos retribuir aos fãs todo o respeito que eles sempre tiveram pela Banda.

7. A ”To Live Again Tour” tem data para acabar no dia 21 de julho, ou existe possibilidade de se estender além dessa data?
R:Como havia respondido na primeira questão, a principio foi uma conversa, que virou ensaio, que virou um show e que virou uma tournê, a princípio estamos nos dedicando a esses shows, claro que temos planos futuros, mas nesse momento queremos fazer o melhor possivel para esta oportunidade única de ter esta reunião do Viper.

8. Há planos para shows fora do Brasil nessa tour?
R:Temos muita vontade de tocar fora do Brasil novamente, temos recebido muitos contatos de países como Japão , temos fãs no mundo todo e com certeza está nos nossos planos uma tour internacional.

9. (Para André Mattos): Você vai seguir com a sua banda “Andre Matos” em paralelo com esse trabalho com o Viper?
R: Sim, estamos em estúdio e vamos lançar o novo disco em breve. Por enquanto, o projeto do Viper é apenas para esta turnê comemorativa, mais para frente vamos ver o que vai acontecer.

10. O Viper é uma das bandas do início do metal nacional, vocês pretendem chamar outros grupos dessa época para tocar durante a ”To Live Again Tour”, ou não existe essa possibilidade?
R:Temos muitos amigos de bandas que foram contemporâneas ao Viper , temos muito respeito por todos eles, ainda não pensamos em ter uma outra banda na tour mas seria interessante.

11. O que vocês acham da cena metal brasileira atual? Tem alguma banda que chama a atenção de vocês? Quais)?
R: O metal nacional sempre revelou grandes bandas e músicos, que tem muito respeito no mundo todo! Sempre o Sepultura, e os projetos dos irmãos Cavalera(CONSPIRACY), assim como todos os projetos do André Mattos que são incríveis e tem o Remove Silence do Hugo Mariutti , que está conosco nesta tour , que além de ser um grande músico, está totalmente linkado com a história da banda.

12. Existem planos para gravar um novo CD ou um DVD da banda?
R:Estes são planos futuros, com certeza haverá algum registro dos shows desta tour histórica, mas volto a dizer ,no momento o foco são os shows desta tour que começa em 22 de junho de 2012.

13. Se quiserem podem deixar um recado para os seus fãs!
R:Quero agradecer a Adriana do Portal Universo do Rock, e agradecer a todos os nossos fãs de todas as épocas da banda! E que todos podem esperar que nossos shows serão à altura de toda a expectativa da reunião do Viper! Obrigado a todos e nos vemos on Tour!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.