Em segunda passagem da turnê “What Lies Beneath” pelo Rio, Tarja Turunen agita cariocas na noite de Páscoa

Por: Juliana Guimarães

Foto: Paulo Cassio/Universodorock
Foto: Paulo Cassio/Universodorock

O show da cantora Tarja Turunen, marcado para 08/04 (domingo de Páscoa), teve início com cerca de meia hora de atraso devido a problemas técnicos (o que chegou a causar certo burburinho na plateia, que temia o adiamento do show). Eis que, às 20h35min, ao som de “If you believe”, a banda surgiu no palco com Kretschmar (teclados), Kevin Chown (baixo), Alex Scholpp (guitarra), Max Lilja (cello) e Mike Terrana (bateria). As luzes se apagaram e se acenderam novamente, revelando a nuance de Tarja Turunen por detrás da cortina.

Com o rosto coberto por uma máscara, a cantora iniciou o show com “Anteroom of Death”, em meio a um clima de mistério. A cortina então caiu, revelando a já consagrada deusa do metal. O show seguiu com “Lost Northern Star”, seguida de “Dark Star”, “Naiad” e “Falling Awake”. Carismática, Tarja demonstrou ter uma presença de palco de fazer inveja a muitos frontmans. Entre “headbangings” e movimentos e expressões delicadas, a cantora uniu com perfeição a música erudita ao bom e velho metal.

Tarja fez um belíssimo agradecimento aos fãs, por continuar acompanhando-a em sua carreira solo, para em seguida dedicar-lhes a belíssima “I Walk Alone”, título que, por sinal, remete a um forte significado em relação ao atual momento de Tarja. Na sequência, o espetáculo ficou por conta de Mike Terrana, que deixou o público em êxtase com sua desenvoltura na bateria. Além de arrasar na sonoridade, Terrana alternava as pancadas na bateria com verdadeiros malabarismos com as baquetas, que pareciam quase extensões de suas próprias mãos.

Durante uma breve pausa para troca de figurino, a banda divertiu os fãs com um cover instrumental de Jacques Offenbach (conhecida como a “música do Can Can”), para que Tarja então retornasse ao palco com “Little Lies”. Outro destaque da apresentação ficou por conta da animação de Turunen que, além de cantar magnificamente, apresenta uma performance bem enérgica e entusiasmada. Vale destacar ainda a interação da vocalista com o público, que aconteceu durante toda a apresentação. Foi possível perceber claramente a paixão com que Tarja apresenta-se ao fãs, detalhe que elevou a qualidade do espetáculo a outro nível.

A novidade nesta segunda passagem da turnê “What Lies Beneath” pelo Rio ficou por conta de “Into the Sun”, música que fará parte do novo cd de Tarja. A vocalista aproveitou para contar aos fãs que passará algum tempo longe dos palcos, trabalhando no novo cd. Emocionada com o carinho do público, prometeu não desaparecer. “Vou agitar com vocês no Rio novamente, seja sozinha ou no Rock in Rio”, garantiu.

“Bless the Child” veio para agradar e agitar os saudosos fãs da antiga fase do Nightwish, deixando um gostinho de “quero mais”. Em um momento mais erudito, a banda tocou um medley acústico com as músicas “Rivers of Lust/ Minor Heaven/ Montañas de Silencio/ Sing for Me/ I Feel Immortal”, com direito a Tarja tocando teclado, e Kretschmar acompanhando Max Lilja no cello. Após “Never Enough” e “In For A kill”, a banda deixou o palco pela primeira vez, para retornar para o bis com “Over the Hills and Far Away”, cover de Gary Moore bem conhecido pelos fãs de Tarja e do Nightwish, levando os fãs ao delírio. No segundo bis, a banda encerrou a apresentação com “Die Alive” e “Until My Last Breath”.

Foi certamente um show magnífico, e que agradou o público em cheio, ainda que Tarja tenha executado apenas duas músicas dos álbuns do Nightwish: se dependesse de boa parte dos fãs ali presentes, o show teria ao menos uma hora a mais, recheada com músicas da passagem da vocalista pela banda. Quanto a mim, senti falta do cover de “Still of the Night”, presente no setlist das outras apresentações em território brasileiro. A releitura que a vocalista finlandesa fez do sucesso do Whitesnake é interessantíssima. Foi uma manobra arriscada, e executada com primor. Pena que os cariocas não puderam conferir ao vivo.

Setlist:
1 – Intro – If you Believe
02 – Anteroom of Death
03 – Lost Northern Star
04 – Dark Star
05 – Naiad
06 – Falling Awake
07 – I Walk Alone
08 – Drum solo
09 – Little Lies
10 – Into the Sun
11 – Bless the Child (Nightwish cover)
12 – Rivers of Lust/ Minor Heaven/ Montañas de Silencio/ Sing for Me/ I Feel Immortal
13 – Never Enough
14 – In For A kill

bis 1:
15 – Over the Hills and Far Away (Gary Moore cover)

bis 2:
16 – Die Alive
17 – Until My Last Breath

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*