Edu Falaschi empolga público do Rio em noite memorável

Por: Gustavo Franchini

O ex-vocalista do Angra encerra com maestria a turnê de homenagem ao Temple of Shadows

Foto: Gustavo Maiato

Que o álbum Temple of Shadows (2003), do Angra, faz parte da memória do brasileiro, isso todos sabem. Todavia, o que iria nos surpreender é a qualidade do evento organizado pelo vocalista Edu Falaschi, que foi responsável pelas linhas vocais do clássico mencionado, seguindo atualmente em carreira solo. A ideia de ter o álbum tocado na íntegra e outras músicas bônus com presença de orquestra fez com que os fãs abraçassem a turnê de imediato, que contou com casas de show lotadas. Alvo de duras críticas relacionadas aos problemas que enfrentou com sua voz, desde o famigerado episódio do Rock In Rio em 2011, Edu mostrou que voltou com força total e performance ímpar para a turnê em questão.

Essa noite seria de redenção completa, um verdadeiro presente para os fãs cariocas, visto que os paulistas tiveram um plus pelo espetáculo contar com uma orquestra numerosa e participações mais do que especiais (Veja a cobertura do show em São Paulo). Só que o Rio de Janeiro não ficou para trás; além de convidados interessantes, como o carismático guitarrista Mike Orlando (Adrenaline Mob) e o já conhecido vocalista Thiago Bianchi (Noturnall), algumas presenças regionais foram bem-vindas. Somado a isso, tivemos um quarteto de cordas que encantou a todos!

Logo de cara, o que mais chamou a atenção foi a troca de energia entre a banda e a plateia, que estava realmente disposta a absorver tudo de bom que teriam a oferecer. Muito respeito e resposta imediata a todos os pedidos de Edu por parte do público, de fato bastante animado e cantando praticamente todas as letras das músicas, pulando e abrindo rodinhas que arrancavam sorrisos tímidos do vocalista, claramente satisfeito com o resultado do evento. A cozinha já bastante entrosada, conta com os excelentes guitarristas Roberto Barros e Diogo Mafra, o baixista Raphael Dafras (ótima revelação) e, obviamente, a dupla que esteve presente na gravação do álbum, Fábio Laguna (teclados) e Aquiles Priester (bateria).

E que desempenho da banda! Para a surpresa dos cariocas (e até japonesas) que estavam no Circo Voador nessa noite mágica/especial, todos os integrantes estavam afiadíssimos, tocando cada uma das notas de maneira correta e, pra completar, bem à vontade no palco. Arrisco dizer que é a melhor composição de grupo que Edu conseguiu montar até hoje, considerando as outras bandas que já teve, pois muitos ficaram boquiabertos com a inegável execução primorosa de composições tão difíceis, tecnicamente falando, em conjunto com um feeling notável em diversos momentos.

Foto: Gustavo Maiato

O setlist, como esperado, contou com o Temple of Shadows na íntegra, mas as surpresas preparadas para o evento deixaram a plateia ainda mais empolgada, como por exemplo uma canção do EP Hunters and Prey (2002), a bela “Live and Learn” e a – sempre pedida – “Pegasus Fantasy”, tema de Os Cavaleiros do Zodíaco, série de manga e anime que fez bastante sucesso aqui no Brasil. Agora, de fato os fãs tiveram uma reação ainda mais impactante com a fabulosa “Rebirth” (do álbum homônimo de 2001) e “Nova Era”, que praticamente levantou todos do chão, encerrando o show com chave de ouro.

Um momento bem marcante da apresentação foi o discurso (e desabafo) de Edu, que quis explicar de maneira mais ampla toda a questão envolvendo sua relação atual com os integrantes do Angra e também o seu sentimento perante tudo o que rolou e ainda rola nos bastidores. Além disso, a declaração do vocalista sobre sua fé religiosa, em como isso o ajudou a enfrentar as dificuldades e o papel de sua família e amigos próximos no seu retorno triunfante aos palcos, emocionou muitos fãs (e o que vos fala). O simbolismo de sua crença estava ali estampado em seu peito e o que parecia bem visível é que Edu finalmente encontrou o seu caminho, e nós nos sentimos honrados de poder compartilhar isso com esse grande músico, que é um verdadeiro orgulho para o país. Viva o metal nacional!

SETLIST EDU FALASCHI’S TEMPLE OF SHADOWS IN CONCERT NO RJ

Primeira Parte
1 – Deus Le Volt!/ Spread Your Fire
2 – Angels and Demons
3 – Waiting Silence
4 – Wishing Well
5 – The Temple of Hate
6 – The Shadow Hunter
7 – No Pain for the Dead
8 – Winds of Destination
9 – Sprouts of Time
10 – Morning Star
11 – Late Redemption
Segunda Parte
12 – Summer
13 – Live and Learn
14 – Pegasus Fantasy
15 – Streets of Florence
16 – The Glory of the Sacred Truth
17 – Rebirth
BIS
18 – In Excelsis/ Nova Era
19 – Gate XIII

Confira a galeria de fotos do show:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.