Eagle-Eye Cherry despeja hits de sua carreira em noite memorável no Rio

Por Marcelo Vieira

O músico agitou o coração dos cariocas em apresentação digna de seu talento

Foto: Gustavo Maiato

Antes de se dedicar em tempo integral à música, o sueco Eagle-Eye Cherry tentou carreira como ator. Cansado de ser sempre condenado a papéis coadjuvantes por causa da cor de sua pele, abdicou da vontade em prol da paixão que herdou do pai, o trompetista de jazz Don Cherry. Em 1998, lançou Desireless, seu disco de estreia, seguido dois anos mais tarde por Living in the Present Future.

É dessa dobradinha que se originam nada menos do que onze das dezesseis canções apresentadas na última quinta-feira, 24 de outubro, no Circo Voador. Mas isso de forma alguma deve ser interpretado como sinal de estagnação, muito pelo contrário: a presente turnê, iniciada em julho de 2018, visa à divulgação do excelente Streets of You, que chegou às lojas e plataformas digitais também no ano passado. “Guardamos o melhor para o final”, disse Eagle-Eye Cherry ao confirmar que voltaria para casa após a etapa carioca do giro.

Pode até parecer conversa de artista em busca de ovação, mas a relação do cantor com o Brasil — em especial, com o Rio de Janeiro — data de muito tempo. Nove, quase dez anos atrás, foi aqui, inclusive diante de um Circo Voador lotado, que gravou o CD/DVD Stage Rio. A façanha de ingressos esgotados não se repetiu, mas foi por bem pouco.

O pontapé inicial foi dado, só que nem tanto, com “This Paralysis”, faixa que abre o hoje em dia pouco comentado Sub Rosa (2003). Um lance atmosférico demais e contagiante de menos que coroou “Been Here Once Before” como abertura honorária. Aí sim se pode ver empolgação traduzida em copos de cerveja para o alto e uma cantoria na base do ‘embromation’, descaradamente sem medo de ser feliz.

Usina criativa — não no sentido de produzir em escala industrial à la Frank Zappa, mas na capacidade de usar seus atributos artísticos ao máximo —, Cherry conduz o espetáculo ora como um cantor de R&B, com trejeitos e posturas herdados da música negra, ora como um trovador, inspirado por Bob Dylan, Bruce Springsteen e o lado mais baladeiro dos Beatles. Independentemente de estar ou não empunhando um instrumento — seja o violão folk, seja a guitarra modelo Telecaster —, uma coisa que ele tem o tempo todo na palma da mão é o público. Impressionam o físico e a voz que ostenta aos 51 anos. Não, não parece.

Foto: Gustavo Maiato

Entre os hits que figuraram no tempo regulamentar, “Falling in Love Again”, “Miss Fortune” e “Long Way Around” foram talvez as mais extasiantes. “Together” teve final estendido com direito a um solo de guitarra no talo. Já a suavidade de “Something” teve de rivalizar com o falatório daqueles que não estavam tão a fim de ouvir música tranquila.

De Streets of You, além da faixa-título, rolou “Remember to Breathe”, lembrete muito necessário nestes tempos de valorização da saúde mental. A letra de tom solidário é quase que um guia de empatia para iniciantes. No final, “Are You Still Having Fun?” — alguém se lembra que ela fez parte da trilha sonora da novela Uga Uga? — acertou os ponteiros, e a resposta à pergunta do título estava estampada nos olhares etílicos e sorridentes do pessoal.

O bis trouxe a dupla “When Mermaids Cry” (a letra, inspirada na personagem da mitologia alemã Lorelei, fala sobre uma mulher que comete suicídio por afogamento e se torna uma sereia) e “Save Tonight”, que Eagle-Eye Cherry compôs para sobreviver ao implacável teste do tempo e imprimir seu nome em caráter definitivo na história da música pop. Passadas mais de duas décadas, a canção permanece como representante maior de seu catálogo e não há um ser vivo que não a reconheça ainda nos acordes iniciais. “Vamos adiar nosso tormento”, canta como se nos aconselhasse. Alguém aí viu a minha garrafa de vinho?

SETLIST EAGLE-EYE CHERRY

1 – This Paralysis
2 – Been Here Once Before
3 – She Didn’t Believe
4 – Falling in Love Again
5 – Streets of You
6 – Together
7 – Remember to Breathe
8 – Shades of Gray
9 – Something
10 – Rainbow Wings
11 – Long Way Around
12 – Miss Fortune
13 – Go Simmer Down
14 – Are You Still Having Fun?
BIS
15 – When Mermaids Cry
16 – Save Tonight

Confira a galeria de fotos do show:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.