Dream Theater lota Credicard Hall em São Paulo e apresenta seu novo baterista

Por: Adriana Camargo

Foto: Adriana Camargo/Universodorock
Foto: Adriana Camargo/Universodorock

No último domingo, dia 26 de agosto, a banda norte-americana de metal progressivo Dream Theater se apresentou no Credicard Hall, na capital paulista. Esse show faz parte da turnê “A Dramatic Turn of Events” que já passou por Porto Alegre (24/8) e segue por outras importantes cidades como Belo Horizonte (29/8), Rio de Janeiro (30/8) e Brasília (1/9), com realização da Time For Fun (T4F). Essa é a quarta vez consecutiva que o Dream Theater vem ao Brasil para divulgar um novo trabalho de estúdio, só que desta vez sem o baterista Mike Portnoy que foi muito importante para a carreira da banda. No repertório eles mesclaram clássicos com músicas do último álbum “A Dramatic Turn of Events”.

Às 20h15, a banda formada atualmente por James Labrie (vocal), John Petrucci (guitarra), John Myung (baixo), Jordan Rudess (teclados) e Mike Mangini (bateria) subiu ao palco ao som da introdução “Dream is Collapsing” e eles começaram o show com “Bridges In The Sky”, do seu mais recente álbum. O cenário era composto por três telões em forma de cubo que mudavam de cor e também mostravam trechos do show, além da imponente bateria de Mike Mangini ao centro do palco.

Foto: Adriana Camargo/Universodorock
Foto: Adriana Camargo/Universodorock

Logo depois eles tocaram o primeiro hit da noite “6:00” (Awake, 1994), seguida por “The Dark Eternal Night” (Systematic Chaos, 2007) com todo seu peso e solos magistrais de John Petrucci em sua guitarra. Nessa hora o grande Jordan Rudess foi para a frente do palco com um teclado portátil e fez um solo ajoelhado arrancando suspiros do público!

Na sequência eles tocaram “This is the Life” também do último álbum, “The Root Of All Evil” (Octavarium, 2005), Lost Not Forgotten (A Dramatic Turns Of Events, 2012), e veio um momento muito esperado do show, o solo do novo batera Mike Mangini. Ele mostrou toda sua técnica, mas faltou um pouco de carisma que seu antecessor tinha de sobra. Enfim, ele não fez feio e agradou muitos dos fãs presentes ao Credicard Hall, e provou que é bom músico e porque foi escolhido para assumir as baquetas do Dream Theater.

A música “A Fortune In Lies” do primeiro álbum da banda chamado “When Dream And Day Unite” (1989) foi a escolhida para encerrar essa primeira parte do show. Os músicos saíram do palco e as luzes se apagaram, em seguida foram colocados dois bancos no palco e o vocalista Jame LaBrie e John Petrucci com um violão voltaram com o tecladista Jordan Rudess para fazer uma parte acústica tocando “The Silent Man” (Awake) emocionando os presentes (inclusive essa repórter que escreve essas linhas) e “Beneath The Surface” também do álbum mais recente.

Foto: Adriana Camargo/Universodorock
Foto: Adriana Camargo/Universodorock

Voltando ao formato “plugado” e pesado o Dream Theater tocou “Outcry” do CD “A Dramatic Turn Of Events”, antes do magnífico solo de teclado do virtuoso Jordan Rudess. Na sequência veio a linda balada “Surrounded” (Images And Words) causando euforia no público que cantou junto com a banda. A recente “On The Back Of Angels” foi a próxima música do setlist, seguida por “War Inside My Head” e “The Test That Stamped Them All” ambas do álbum Six Degrees Of Inner Turbulence (2002).

Tinha chegado a hora do solo de John Petrucci que incluiu melodias suaves e muitos harmônicos em sua parte fazendo os ouvintes “viajarem” com a sua música. Em seguida eles tocaram a fantástica “The Spirit Carries On” do álbum Metropolis Pt. 2: Scenes From A Memory (1999) e a emoção tomou conta do local. Antes do bis eles tocaram “Breaking All Ilusions” também do último Cd e saíram do palco brevemente, retornando com a clássica “Metropolis Pt. 1: The Miracle And The Sleeper” para encerrar esse grande show!

Setlist Dream Theater
Dream Is Collapsing (Hans Zimmer song)
1.Bridges in the Sky
2. 6:00
3. The Dark Eternal Night
4. This is the Life
5. The Root of All Evil
6. Lost Not Forgotten
7.Drum Solo
8.A Fortune in Lies
Acoustic:
9. The Silent Man
10. Beneath the Surface
11.Outcry
12.Surrounded (preceded by Jordan Rudess” keyboard solo)
13.On the Backs of Angels
14. War Inside My Head
15. The Test that Stumped Them All
16. The Spirit Carries On (preceded by John Petrucci”s guitar solo)
17. Breaking All Illusions

Encore:
18. Metropolis Pt. 1: The Miracle and the Sleeper

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.