De Stone Sour a Red Hot Chili Pepers, o 2º dia do Rock in Rio foi dedicado ao rock

Por: Gustavo Franchini

stonesour_rockinrio

O Dia do Rock (24) reuniu apresentações de peso, como os californianos do Red Hot Chili Peppers, veteranos em terras brasileiras, o rock britânico do Snow Patrol e o projeto paralelo do vocalista Corey Taylor (Slipknot), o Stone Sour.

O NX Zero abre o Palco Mundo celebrando os 10 anos de carreira e, apesar das críticas do público pela sua presença neste dia do festival, pelo fato de considerarem o estilo da banda como emo, o quinteto fez uma apresentação com bastante energia. O Stone Sour veio em seguida, mesclando um rock pesado com batidas mais leves e músicas acústicas, com Corey Taylor interagindo bastante com a platéia. Apesar de grande parte dos presentes não conhecerem a banda, foi interessante ver Corey sem a máscara e, claro, a participação do baterista Mike Portnoy (ex- Dream Theater e Avenged Sevenfold), que substituiu Roy Mayorga neste show.

O Capital Inicial pisa no palco principal e esbanja simpatia com um setlist recheado de clássicos da carreira da banda. O vocalista Dinho Ouro Preto se esforçou bastante para agitar o público, que aguardava ansioso pelas apresentações principais. O momento mais agitado foi durante a execução de “Que País é Este?”, do Aborto Elétrico. Para acalmar os ânimos, o Snow Patrol se apresenta com um estilo que se diferencia das outras bandas que tocaram neste dia, pois o som dos irlandeses é melancólico e suave, dispersando um pouco a atenção da plateia. Todavia, a produção de palco da banda é incrível, com uma iluminação impressionante e o telão apresenta um visual de primeira, alternando entre momentos específicos das músicas, com imagens de cair o queixo, além da participação da vocalista brasileira Mariana Aydar.

Apesar da qualidade técnica do som estar perfeita em grande parte do show, no momento em que os primeiros acordes do hit “Open Your Eyes” foram tocados (a última música da noite), o vocalista Gary Lightbody interrompe a canção, diz que ocorreu um problema e recomeça a música, pedindo o apoio de todos.

rhcp_rockinrio

A apresentação mais esperada da noite fecha o Dia do Rock: Red Hot Chili Peppers. A banda não trouxe muitas novidades do show que fizeram em São Paulo no dia 21, mas sim a bagagem de já ter tocado em vários festivais, com experiência de palco ao lidar com grandes públicos. O show abre com “Monarchy of Roses”, divulgando o mais novo lançamento da banda, o álbum I´m With You (2011) e, então, para o deleite dos fãs, uma reunião de clássicos como “Can´t Stop”, “Otherside”, “Under the Bridge” e “By the Way”, além de muitas outras. O novo guitarrista Josh Klinghoffer (que substituiu John Frusciante) não faz feio, apesar de ainda não estar totalmente adequado ao estilo da banda.

De fato, o que comprometeu sua apresentação foi a qualidade do som da guitarra, que estava com o som bastante estridente e bem mais alto do que todos os outros instrumentos. No bis, os integrantes voltaram vestidos com a camisa do filho da atriz Cissa Guimarães, Rafael Mascarenhas, que foi morto em um atropelamento em 2010 e estaria completando 20 anos no sábado.

No Palco Sunset, os destaques ficaram por conta de Milton Nascimento com a cantora e baixista Esperanza Spalding e o versátil vocalista Mike Patton (Faith No More) com seu aclamado projeto Mondo Cane e a participação da Orquestra de Heliópolis.

O show de Milton Nascimento contou com sucessos da mpb, além das influências de Esperanza (que apareceu mais durante o show), com seu estilo calcado no jazz, em muitos momentos de beleza e boa música. Já Mike Patton, o artista mais aguardado do Sunset neste dia, surge no palco cantando em italiano, com uma simpática apresentação da Orquestra de Heliópolis, de São Paulo, que não parava de agitar por um só momento, surpreendendo até mesmo o vocalista. Apesar do som não estar muito bom, a qualidade dos integrantes e, principalmente, de Mike, compensaram a falha técnica, com um excelente show. Marcelo Yuka,Cibelle, Karina Buhr e Amora Pêra, além do grupo Nação Zumbi e Tulipa Ruiz, se apresentaram mais cedo.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário