AC/DC dá “aula de rock” em megashow de hits no Estádio do Morumbi na capital paulista

Por: Adriana Camargo

Foto: Marcelo Rossi
Foto: Marcelo Rossi

No último dia 27 de novembro, a banda australiana AC/DC formada pelos irmãos Angus e Malcolm Young nas guitarras, Brian Johnson nos vocais, Cliff Williams no baixo e Phil Rudd na bateria finalmente voltou à cidade de São Paulo após 13 anos de ausência nos palcos da metrópole. A última vinda deles por aqui tinha sido em 1996. Nem o trânsito caótico e a chuva que teimava em cair naquela sexta-feira afastaram os 65 mil fãs da banda do Estádio do Morumbi para conferir o show da turnê “Black Ice” e que pode ser considerado, sem sombra de dúvida, um dos maiores shows de rock de 2009, ao lado de outras grandes apresentações como o Kiss e o Iron Maiden que também passaram por aqui este ano.

A banda subiu ao palco às 21h35, e mesclou por cerca de duas horas no set list grandes sucessos de toda sua carreira com músicas do último CD “Black Ice” (2008). Uma grande locomotiva apareceu no palco com inscrições “666” e “AC/DC” e eles iniciaram o show com “Rock”n Roll Train”, do último álbum “Black Ice”. Em seguida vieram dois dos primeiros hits da longa carreira do grupo “Hell Ain”t a Bad Place to Be” de “Let There Be Rock” (1977) e “Back in Black”, do disco Back in Black de 1980 (que recentemente até foi usada como trilha em propaganda de carro aqui no Brasil).

VEJA GALERIA DE FOTOS DO SHOW

Na seqüência, o AC/DC continuou seu “desfile de hits” com “Big Jack” com a platéia fazendo o coro junto com o vocalista Brian Johnson, “Dirty Deeds Done Dirt Cheap” e “Shot Down in Flames” antes de tocar outro grande sucesso “Thunderstruck”, do álbum “The Razor””s Edge”. Nessa hora no telão aparecia o guitarrista Angus Young andando sobre o piso transparente do palco acompanhado por uma câmera que o filma por baixo, lembrando uma sequência do videoclipe da própria “Thunderstruck”.

“Black Ice” a música que batizou a turnê veio antes do blues “The Jack”, no qual o guitarrista Angus Young fez um striptease que levou o público a loucura e ficou apenas de cueca samba-canção com a inscrição “AC/DC”. De repente um sino gigante desceu do alto do cenário e o cantor Brian Johnson correu e lançou-se sobre uma corda para dar as primeiras badaladas da sombria “Hells Bells”, outro grande sucesso do álbum “Black in Black”. Nessa hora a iluminação do palco alternava entre os tons de vermelhos e preto, certamente para remeter as “cores do inferno”.

Em seguida eles tocaram “Shoot to Thrill” (Back in Black), a nova “War Machine” (Black Ice) e “Dog Eat Dog” (Let There Be Rock). Diferente do que aconteceu em muitos outros shows da megaturnê “Black Ice”, aqui no Brasil o AC/DC excluiu a música “Anything Goes” do último CD, e foi direto para uma seqüência de hits no set list que incluiu “You Shook me All Night Long” (Back In Black), “T.N.T.” (do álbum T.N.T – 1975), “Whole Lotta Rosie” (Let There Be Rock) com direito a aparição de uma boneca inflável de 30 metros de altura trajando lingerie que subiu em cima do trem que estava no palco. A presença da boneca levou a galera ao delírio. Em seguida, eles tocaram “Let There Be Rock” (do álbum Let There Be Rock de 1977) que Angus Young emendou com sua “aula de rock” fazendo um solo inspiradíssimo com a guitarra Gibson SG, se jogando no chão e correndo por uma plataforma anexa ao palco com iluminação branca bem forte que quase cegava os nossos olhos. O mais interessante é que ele levou os fãs ao delírio sem dizer uma única palavra, pois a comunicação com o público era feita através de riffs e solos.

No bis eles tocaram a música “Highway to Hell” que remetia aos chifrinhos vermelhos que iluminavam e piscavam por toda a pista, arquibancada e cadeiras do estádio. E para encerrrar a noite, o maior hit deles de todos os tempos “For Those About to Rock (We Salute You)” com direito a salva de tiros de canhões estourando quando Brian Johnson gritava a palavra “fire”. No final da música, o grupo agradeceu ao público e se retirou do palco. Em seguida uma queima de fogos ainda manteve a atenção do público por alguns minutos antes da saída do estádio. Ficou evidente no rosto e pelos comentários das pessoas que estiveram no Estádio do Morumbi naquela noite a alegria de terem assistido e participado de um dos maiores shows de rock já realizados no Brasil. E foi exatamente isso que nós presenciamos lá.

Set list:
Rock N” Roll Train
Hell Ain”t a Bad Place to Be
Back in Black
Big Jack
Dirty Deeds Done Dirt Cheap
Shot Down in Flames
Thunderstruck
Black Ice
The Jack
Hells Bells
Shoot to Thrill
War Machine
Dog Eat Dog
You Shook Me All Night Long
T.N.T.
Whole Lotta Rosie
Let There Be Rock
Bis
Highway to Hell
For Those About to Rock (We Salute You)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*